Iogurte grego caseiro

iogurte grego caseiro, iogurte caseiro, iogurte grego, iogurte low carb, iogurte diet, iogurte aktins

iogurte grego caseiro com purê de morango

 

Iogurte é um dos alimentos mais fáceis para fazer em casa, basta apenas ter paciência e acredito que todos devem experimentar o caseiro por que é muito mais gostoso que o industrializado, claro que essa informação pode ser tendenciosa, porque o iogurte é uma das minhas comidas favoritas, mas ainda é uma realização na cozinha trabalhar com iogurtes.

Eu estava curiosa sobre como fazer meu próprio iogurte, já tive várias tentativas frustadas com o grego, o iogurte fica gosmento e comprar o iogurte no mercado era a alternativa atraente devido ao preço e a facilidade.  Finalmente tomei coragem em tentar depois de uma viagem ao Brasil, crédito vai para minha pão durice, opa, “economicamente responsável” como diz Lolanão apenas por isso, mas por que a única marca que comercializava no Brasil, o iogurte é ruim demais, muito doce e mole, nada lembra o iogurte que conheço. Teoria tinha de sobra, só faltava a prática, como a ” ocasião faz o ladrão” não tive tanta escolha.

 

Iogurte grego de maracujá

dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga

Iogurte grego caseiro maracujá

dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga

Iogurte grego de maracuja

 

Como não conhecia muito bem os leites no Brasil, optei pelo aquele de saquinho, não esses de caixinha, UHT, também já fiz com leite cru, não gostei do resultado, consistência perfeita, gosto um muito forte, nada ácido, mas gosto bem incorpado. Também não conhecia a % de gordura do leite por que a classificação é por letras e de leite, confesso que não entendo quase nada, por isso, além do leite tipo C acrescentei leite em pó molico. Aqui na Alemanha não uso leite em pó, uso leite integral 3,5 % ou 3,8%, já tentei com leite 1,%, desnatado, e o resultado só não foi igual com leite inteh«gral por que a quantidade depois de dranado foi menor, aoenas isso, diferença na quantidade e não qualidade.

iogurte grego caseiro

iogurte grego caseiroReceita de Iogurte grego caseiro

 

1 litro de leite
1 iogurte natural recém fabricado

Modo de preparar o iogurte grego

1-  Leve o leite ao fogo médio e mexa até atingir 90ºC. Se você não tiver um termômetro,  essa temperatura é quando o leite aquece começa formar uma espuma / bolha , não pode ferver. Desligue o fogo, retire do forno e deixe esfriar.

2- Depois de 15 minutos, verifique a temperatura do leite, ele ainda deve estar quente, em torno de 45ºC, mas não escaldante.Teste, colocando o dedo mindinho limpo,  você pode ficar o dedo confortavelmente dentro do leitepor alguns segundos. É muito importante que o leite não esteja muito quente para as culturas do iogurte não morrer pelo calor.

Iogurte vegano de coco

Iogurte grego caseiro: Testando a temperatura

 

3 – Dissolva o iogurte natural  com um poquinho desse leite e misture bem com o leite da panela. Coloque essa misture em um pode hermeticamente fechado, eu uso um pote de ceramica de biscoito que tem duas camadas e ar entre elas, assim conserva o calor, também já fiz iogurte na garrafa térmica, um tupperware  coberto com uma manta grossa no forno desligado ou no lugar mais quente da casa ( no Brasil colocava em cima do armário, ficava pertinho do teto que era bem quente) para incubar.

O forno deve ser desligado, mas se você puder, deixe a luz do forno para criar um pouco de calor no interior. Deixe de 4 a 8 horas no forno desligado, ou ponto quente da cozinha. Durante este tempo é, quando as culturas de iogurte começam a reagir / crescer e o leite começa a definir em iogurte.

Iogurte grego caseiro

Iogurte grego caseiro- Utensilios para incubação

 

Durante essas 4 horas cria um iogurte suave,, menos ácido. Se ao fim de 3 horas, o iogurte não engrossou,  então tem que esperar por mais tempo. Deixo o meu por 6 horas e sentir o sabor é ótimo, só um pouquinho ácido, mas perfeito para o meu gosto,  também o iogurte é sempre grosso após 6 horas.

Receita iogurte grego  caseiro

Receita iogurte grego caseiro

Pronto! Agora você um iogurte natural caseiro.

Após os 3 ou 6 horas de incubação, coloque o iogurte, mas deixam a tampa, na geladeira para engrossar ainda mais por algumas horas ou durante a noite.No dia seguinte, ou depois de algumas horas, o iogurte terá engrossado. Você pode testar por degustação com uma colher de sopa. Você pode ainda pode drenar o soro para torná-lo estilo grego.

Drenando o soro para obter iogurte estilo grego

Forre um escorregador ou peneira com um pano de musselina ou um pano de prato limpo e coloque sobre uma tigela para recolher o soro do leite. Despeje o iogurte para escorrer. Coloque na geladeira e deixe escorrer por 2 horas ou até atingir a consistência de iogurte ou espessura desejada.

Iogurte grego caseiro

Iogurte grego caseiro

Guarde o soro para colocar no iogurte, caso esteja muito grosso. Depois de escorrer o soro, bata o iogurte com fouet até obter uma mistura homogênea. pode misturar purê de fruta, adoçcar a gosto ou deixar natural. Armazene o iogurte em um recipiente hermético na geladeira. Consumir dentro de uma semana.

iogurte grego caseiro

iogurte grego caseiro

A sobra de soro de leite pode ser misturado em sopas, cozidos, molhos de salada, mingau, sucos e smothies. Basta fazer uma pesquisa rápida no Google e você vai encontrar vários usos para o restante do soro.

Eu sei que a instrução pareceu um processo longo e complicado, mas não é verdade. o mais chato de todo o processo é o tempo esperando o iogurte se definir.

Anúncios

4 comentários sobre “Iogurte grego caseiro

  1. Já entei fazer 2 vezes e não fica cremoso…sabe o que pode ser? Fica quase íquido. Usei leite semidesnatadao sem lactose e tentei com iogurte natural desnatado e iogurte grego 0% de gordura. ´Coloquei dentro de uma panela tampada no forno, será que o ambiente hermeticamente fechado é a diferença? Bjs

    • Carolina, nem acho que essa o ambiente, mas o tipo de leite, também tenho problemas em conseguir uma boa fermentacao com leite sem lactose, como leite de coco, por ex, ou mesmo o de vaca, no iogurte vegano, por ex, precisa colocar algum xarope ou açúcar para alimentar as bacterias por que não tem a lactose.

      Para conseguir o grego do iogurte desnatado já um pouco dificil. Eu já faço com o integral.

      Para o desnanatado, pode tentar outra técnica, já passo a receita…

      • É, acho que vou tentar com outro leite então, é que não queria ingeriri Lactose… Aguardo então a outra receita, obrigada!

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s