Dieta Low carb, dieta das proteinas: o que é?

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Dieta das proteínas

 

Dieta Low Carb é recomendada para quem deseja emagrecer, perder gordura preservando máximo possível a massa muscular, na dieta low carb ( low carb= pouco carboidrato). Na dieta low Carb reduzimos os carboidratos e aumentamos o consumo de proteinas. A regra básica é limitar os carboidratos, tirando todos os carboidratos  de alto índice glicêmico, permitindo com moderação apenas com baixo IG ( ok, ok,ok!! Um pouco de moderado)

 

Ficou confuso essa de IG?Você só pode comer proteina?

Aqui tem uma tabela de indíce glicêmico dos carboidratos, mas resumindo…

Tudo que é farinha branca como pão de forma, francês, bolo, macarrão (Xiii! a lista é imensa e dolorosa!) é proibido. Grãos integrais como aveia, arroz integral, macarrão integral, pão preto, nozes e sementes oleaginosas, legumes, frutas cítricas e verduras; devido a quantidade de fibras nesses alimentos a digestão é lenta e a glicose é liberada aos poucos no sangue,  mantendo a pessoa saciada por mais tempo e com energia. Uma opção é o macarrão sem carboidrato

 

Uma coisa que algumas pessoas esquecem: Frutas e leite tem carboidratos.

 

Reduzindo a única fonte de energia, os carboidratos, nada mais resta ao organismo para continuar sobrevivendo senão procurar outra fonte de alimento, os triglicerídeos, que é a maneira como a gordura se estoca nas células adiposas. E é nos locais de maior acumulo de gordura que o emagrecimento fica visível e mais rápido.

 

Aqui um exemplo:

 

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Dieta low carb

 

1 semana de dieta low carb e é possível ver a gordura da barriga derretida!

 

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Quase 2 meses de dieta com 1 dia de lixo por semana.

 

 

Quando ingerimos muito carboidrato ou em proporções muito maiores do que as proteínas, isso leva a um aumento rápido de açúcar no sangue. A insulina é liberada para reduzir as concentrações de açúcar no sangue e transportá-lo para dentro dos tecidos, incluindo o tecido adiposo (gordura). Reduzindo o consumo de carboidratos e consumindo mais proteínas você mantém sob controle a liberação da insulina, que é um dos principais inimigos de quem deseja perder gordura.Um problema muito comuns nas dietas de baixas calorias, essas malucas da Lua, do abacaxi, do leite, da sopa de repolho, é que você normalmente perde mais músculos do que gordura. Isso reduz seu metabolismo e causa o tão conhecido efeito iô-iô – você perde peso para logo depois ganhar tudo de volta.

Na low carb não é necessário contar calorias, se na sua TBM é de 1500 calorias para emagrecer, não precisa tirar, basta consumir 1500 kcal prioriando as proteinas magras e diminuindo os carboidratos, a não ser que se queira acelerar a perda de peso.Manter um alto consumo de proteínas de qualidade e ao mesmo tempo restringir o consumo de carboidratos é a maneira que muitos atletas profissionais mantêm seus músculos ao mesmo tempo em que se livram da gordura corporal indesejada.

 

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Proteinas

 

 

O problema é que seguir uma dieta low carb pode ser difícil. Muitas vezes, para reduzir o consumo de carboidratos você acaba se concentrando em alimentos ricos em proteínas, mas que também são ricos em gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde. As “gorduras saudavéis” (insaturadas) como das nozes, castanhas e azeite ( não falo das margarinas, alimentos processados)  em uma dieta low carb é muito útil,  ajudarão no controle insulínico e na digestão, portanto são essenciais em dietas low carb.
Uma parte das pessoas que seguem o estilo de vida low carb tem problemas no funcionamento do intestino devido à pouca ingestão de fibras. As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino.

Quando não for possível evitar os carboidratos industrialízados, combine-os com fibras. Elas dão uma segurada na absorção do açúcar dos alimentos processados, baixando o índice glicêmico da refeição.

 

Alimentos recomendados na dieta low carb

 

 

  • Carnes: frango, porco, boi, etc. Alimentos com capim, criados ao ar livre são mais saudáveis.
  • Peixes: Tilápia, atum, almão e sardinha ( ricos em ômega 3, um tipo de lipídio benéfico ao coração), etc
  • Legumes e verduras: espinafre, brócolis, couve-flor, alface, beringela, abobora,pimentão, cogumelos, etc.
  • Frutas: maças, mirtilos, goiaba,abacate, mamão, morangos. Fica atenta na quantidade de carboidrato de cada fruta, as frutas vermelhas são as possuem  menos carboidrato.
  • Lactinicos: queijos amarelos, leite de desnatados, iogurte grego
  • Nozes e sementes: amêndoas, sementes de girrasol, chia, amendoim, castanha do pará, semente de abobora.
  • Gorduras e óleos: óleo de coco, azeite de oliva, óleo de  canola

 

Alimentos proibidos na dieta low carb: Arroz branco, milho, pipoca, pão francês e de fôrma, torrada, bolo, macarrão e demais derivados da farinha branca, leite integral, açúcar, doce industrializado ou  caseiro e refrigerante.

 

Exemplos de refeições

Não existe um plano fixo de refeições, existe uma imensa variedade de acordi com o programa individual, tem pessoas que optam por eliminar as frutas, outras a lactose. Uma coisa que tem em comum, é que a a maioria consomem entre 50-150 gramas de carboidratos.

 

Café da manhã:

 

Alguns alimentos tradicionais do café da manhã como biscoitos, cereais, pães, torradas, bolos  estão fora em uma dieta low carb ( há não ser que faça um bolo low carb, tem algumas receitas a base de whey, ovos e farinha de amêndoas). Para não enjoar, planeje bem suas refeições.

Omeletes, legumes, cottage, fritattas, iogurte grego, tofu, mingau de aveia.

 

Almoço e Jantar:

Peito de frango grelhado, peixe cozinho, frutos do mar, saladas, legumes cozidos, sopas.

 

 

CONTRA-INDICAÇÕES: Para quem tem insuficiência renal ou hepática, porque nesses casos a ingestão de proteína sobrecarrega os rins e o fígado.

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