Qual tênis escolher para esporte

 

tênis ideal

Qual tênis escolher para o esporte?

Para alguns a escolha do tênis para atividade fisíca está ligado à tendência e à moda, no meu caso sempre foi o bolso, a escolha do tênis era aquele com desconto, na promoção( pobre é uma coisa), no entanto, depois de começar treinar; percebi que o barato sai caro. Na hora de escolher o modelo para correr, competir, caminhar, treinar e passear é preciso seguir regras básicas para não maltratar seus pés e sofrer no futuro.

O lado bom é que cada vez mais os fabricantes se preocupam em desenvolver produtos com características próprias para cada atividade e buscar tecnologia de ponta sem abrir mão de conceitos como beleza e performance. Olado ruim é que com tantas opções não sabemos nem por começar, como escolher o tênis ideal.

Regra básica:

O calçado tem de que se adaptar ao pé, e não o contrário. Cada pé tem 28 ossos e dezenas de articulações e tendões e merece toda a atenção e cuidado.Nunca mais compro tênis 37 em promoção quando na verdade, calço 36.

Depois dessa regrinha básica, nomear o foco da sua atividade fisíca; corrida e caminhada, por exemplo. Nomeou sua atividade, o próximo requisito é o conforto, o pé e o calçado tem que ter um casamento perfeito. Sabe aquela imagem em banheiro de danceteira ou discoteca( estou por fora na nova designação, não quero soar demodé) que sempre tem alguém tirando o sapato altissimo, reclamando de dor no calcanhar, bolha aqui ou bola ali, pois é, isso nunca pode acontecer com um tênis( nem com umsapatode alto deveria não acontecer também).

Por exemplo, esse meu Nike Run Free

como escolher o tênis ideal

Tênis para corrida

É excelente para corrida, confortável, levissímo, adapta-se bem ao clima( já corri -5ºC e em nenhum momento tive problemas com congelamentos dos dedos) e esses cortes no solado melhora a flexibilidade a cada pisada, uma perfeita aderência no solo tanto em cascalho como na foto ou asfalto. Agora para treinar com ele é uma desgraça, não tem estabilidade, escorrega no piso de madeira e sinto meu calcanhar dançar.

Um tênis de esporte é feito para envolver o pé e protegê-lo do impacto, mas também para otimizar os resultados do praticante que poderá se exercitar por mais tempo e mais rápido, sem ter que se preocupar com eventuais ferimentos.

Há diferenças anatômicas de pé para pé que precisam ser levadas em conta, por exemplo, a pisada pode ser neutro (considerado normal), supinado (inclinação para dentro) ou pronado (a planta do pé desvia para fora, o pé chato). Tudo isso tem de influenciar na decisão de compra.

Video sobre o tenis

Tipos de pisada

Pronação

A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

Neutra

A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Supinação

A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

Tipos de pisada

Tipos de pisada

Tipo de arqueamento:

Cavo

Deixa uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar. Chamado de pé supinado ou subpronado, o corredor com esse tipo de curvatura deve selecionar um calçado nas categorias Supinador a Neutro.

Neutro

Deixa uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o pé cavo, mas que ainda tem certa curvatura. Os corredores com pés neutros devem selecionar sapatos nas categorias Neutro a Pronador.

Plano

Possui uma curvatura muito pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Os corredores que possuem pés planos – ou chatos – devem selecionar sapatos nas categorias Pronador a Pronador Severo.

Um infográfico explicativo do site Zoom:

como escolher seu tênis

Infográfico: pisada

Dicas para comprar um tênis

– Experimente os tênis esportivos no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados

– Prove os calçados com meias apropriadas, que você irá usar enquanto estiver raticando esportes

– Já com os pés dentro do tênis, tenha certeza de que poderá mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado

– Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis

– Aperte os cordões do tênis quando for experimentá-lo. Comece pela ponta e ajuste uniformemente

– Tenha em mente que o calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar.

– Se você pratica uma atividade física específica pelo menos três vezes por semana, escolha tênis que são apropriados para esse esporte

As meias

De todos os acessórios que você precisa no fitness, as meias são as mais subestimadas, esquecidas, tanto pela utilidade como por economia. Eu achava uma frescura sem tamanha perder tanto com meia por que ” meia é meia” até colocar uma uma meia de compressão nos pés.

Foi amor a primeira vista, ou melhor, ao primeiro contato, as meias de compressão ou meia esportisva, essa meia que parece aquele “meião” de futebol, só que com função diferente, ela é compressiva, muito usadas por pessoas com problemas circulatórios e também para auxiliar no processo pós-operatório.

Elas são responsáveis por aumentar o fluxo sanguíneo em cerca de 34%, o que proporciona uma maior oferta de oxigênio para os músculos em atividade, contribuindo para a melhora do seu desempenho físico. A melhora no fluxo sanguíneo beneficia o transporte de nutrientes para as células dos músculos, e ajuda o organismo a eliminar resíduos metabólicos, como o ácido láctico; consequetemente permite que você trabalhe mais forte e por um período mais longo.

Essas meias proporcionam apoio significativo para o tendão de Aquiles, a tíbia, a panturrilha e o tornozelo, auxília na prevenção de lesões comuns em tornozelos e pés, além que compressão reduz a vibração muscular, diminuindo os danos nos tecidos moles e a diminuir as dores musculares posteriores as atividades prolongadas ou pesadas.

Anúncios

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s