Hummus ou hommus é saudável?

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Hummus

 

“O Hummus, prato tradicional do Oriente Médio, feito com grão de bico, o hummus é uma grande fonte de protéinas e fibras que manterá você saciado por muito mais tempo. Adicionando hummus na sua refeição ajudará a dar a sua energia para os seus treinos.”

Olhando essa semana uma Revista de fitness na academia tinha um artigo muito pequeno sugerindo o Hummus no lanche especialmente essa frase acima. Eu sempre gostei do Hummus, inclusive tinha um pote fechado de Tahine que até perdeu a validade por que eu achava que não entrava na dieta, voltando para casa resolvi pesquisar a fundo o hummus.

 

 

 

 

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Hummus

 

 

 

 

O grão de bico é um dos mais antigos alimentos cultivados do mundo, que remonta ao período Neolítico no que é hoje Sicília, de acordo com a Enciclopédia de Alimentos. Durante o Império Romano, o grão de bico foram enviados sacos para a Sicília e ao resto da Itália. Mas foi na região do Oriente Médio que tiveram a idéia para criar um purê de grão de bico com suco de limão ou vinagre, tahine (manteiga de gergelim), alho e azeite de oliva.

Rico em nutrientes e compostos bioativos, antioxidantes, ácido fenólico, ácido oleico, ácido láurico, flavonoides e aminoácidos. Boas quantidades de cálcio, vitaminas do complexo B, C, E, alta concentração de ácido fólico, fornece ótimas quantidades de ferro, magnésio e potássio.Você pode encontrar o hummus pronto nos grandes supermercado e em restaurantes. Também é fácil de fazer em casa e o caseiro é infintamente mais gostoso por que é fresquinho.

 

 

 

 

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hummus e dieta

 

 

Como o hommus é saudável?

 

Grão de bico, o principal ingrediente de hummus, é rico em fibras e proteínas . Eles também contém vitaminas e minerais como ácido fólico (o grão de bico tem um número elevados em ácido fólico comparados a outros grãos), zinco e magnésio. Contribui na redução do colesterol pois contém fibras insolúveis que reduz açúcares, gorduras e colesterol auxiliando a função intestinal. O ferro é biodisponível nessa leguminosa e mais bem aproveitado pelo organismo. É fonte importante de proteínas, com qualidade superior as demais leguminosas, fornece ótimas quantidades de potássio, fósforo, cálcio, vit. A e ferro, que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue e oxigênio para os tecidos. Praticamente não possui gorduras e nem colesterol.

Hummus ainda tem o tahine (manteiga de gergelim) na sua receita original que contribui com cerca de proteína 3 gramas por colher de sopa e 0,7 de fibras, juntamente com gordura monoinsaturada 3 gramas por colher de sopa. Grão de bico e tahine contribuem para fontes de cálcio e ferro.

Além de todos esses beneficios o hommus tem poucas calorias: Enquanto uma colher de maionese tem 90 calorias, uma colher de homus tem 27 calorias  receita básica hummus. 27 calorias no sanduíche satisfaz vai tāo bem que não entendo como comem ainda muita manteiga. A textura cremosa do hummus também funciona bem como um substituto de molho para salada.

 

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receita de homus

 

Receita de hommus

 

1 xícara de grão de bico cozido( deixe pelo menos 10 horas de molho, descarte água desse molho, lave o grão em água corrente algumas vezes e depiis cozinhe até ficar macio)

1/2 de Tahine( pasta de amendoim)* ver nota

suco de limão, pimenta preta moida a gosto.

Água para dar o ponto de pasta( guarde a água do cozimento do grão de bico).

Bater tudo no liquificador até obter uma mistura homogenêa. Sirva com legumes, no pão, coma puro. Aproveita!

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homus

 

Algumas maneiras de adicionar hummus à sua dieta

 

1. Hummus serve como molho em sanduíches e wraps. Experimente trocar a maionese ou iogurte pelo hummus. Você terá mais sabor com menos gordura.

2. Hummus se transforma em um saboroso molho. Misture o hummus com um pouco de caldo, água ou vinagre até chegar a sua consistência desejada para massas ou saladas frias.

3. Hummus serve como Dip e legumes crus. Encha uma tigela com o hummus de sua escolha e coloque variados legumes crus, como pepino fatiado, pimentão, abobrinha, cenoura,palitinhos de tomates cereja, ovos cozidos, fatias de pito de frango, brócolis ou couve-flor.

4. Hummus + pimenta vermelha= dip picante.

5. Hummus é para hambúrgueres. Use hummus como um diferencial para hambúrgueres vegetarianos, peru ou carne bovina no lugar de condimentos tradicionais.

6. Bruschetta com hummus: um aperitivo italiano de pão fatiado e grelhado tradicionalmente coberto com uma mistura de tomate picado, alho, azeite, cebola e manjericão.Acrescente o hummus antes de adicionar um bocado do tomate.

7. Sirva o hummus com grãos inteiros. Hummus funciona bem como um aperitivo servido com biscoitos integrais, pães, pita, tortilhas.

8. Usar o Hummus em vez de creme de queijo.

 

Receita de Tahine caseiro

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tahine

 

Caso não encontre a pasta de Tahine pronta, pode fazer em casa, é muito fácil! basta paciência e um bom processador.

Ingredientes do tahien caseiro

100 g de gergelim cru sem casca.

Modo de preparar: coloque numa frigideira e toste as sementes, mexendo sempre, até começar a exalar um aroma agradável, parecido com o de amendoim torrado. Coloque no processador e Bata por cerca de 10 minutos, ligando e desligando o aparelho e mexendo eventualmente com uma espátula. No início, formará apenas uma farofa, mas continue a bater e o óleo se soltará formando uma pasta cremosa e densa. Guarde num vidro limpo e conserve na geladeira.

 

 

 

 

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