Tapioca na dieta: a receita fit do momento

#tapioca, #tapiocanadieta, tapioca, tapioca, tapioca, tapioca fit, tapioca na dieta, tapioca, foca na tapioca, tapioca recheada, tapioca…

 

receita de tapioca

receita de tapioca

 

 

Depois de ver tantas fotos no instagram  de  panqueca de tapioca no mundo fitness com hastag # tapioca, nas minhas contas matemáticas 10 em 10 perfil de fitness que acompanho tem fotos de tapioca. Fiquei pensativa, mas por que tapioca? Confesso que nunca tinha experimentado antes e nem muito das suas propriedades, pra mim era panqueca de amido de mandioca, vendidas praticamente em praias e feiras( santa ignorância!) e pronto! Sem nenhum nutrientes!

 

Até que comprei a revista de setembro do Jamie Oliver e lá tinha como destaque de capa: ” Pudding de tapioca com frutas vermelhas( a foto acima) Pensem em alguém com queixo caído!

Logo nas primeiras leituras sobre tapioca, já fiquei feliz, não contem glúten, ideal para o povo de casa, como as crianças amam mingau, me animei, o irônico é que tinha tinha 200 gramas de tapioca granulada que comprei numa viagem anos atrás. Então, mãos as obras …

 

Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

Tapioca no café da manhã

 

Receita pudim de tapioca do Jamie Oliver

500 ml de leite de coco caseiro

1/2 colheres de sopa de cardamomo ou noz moscada

100 g de tapioca granulada

200 ml água

3 colheres de agave ou adoçante de sua preferência

Coco ralado (opcional. eu usei as bagas que sobrou do leite)

400g de frutos silvestres frescos ou ameixa seca cozida em água

25 g de pistache, amêndoas trituradas ( opcional, se optar por coco e ameixa, nem precisa das nozes, pistaches)

Modo de fazer

tapioca granulada, Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

tapioca granulada

 

Coloque a tapioca de molho por 30 minutos na água até inchar, ela ficará umas pasta lembrando muito o sagu cozido. Depois desse tempo cozinhe essa massa de tapioca com leite de coco, adoçante, cardamomo ou noz moscada e o coco ralado por 5-10 minutos em fogo abaixo até a mistura ficar espessa e cremosa mexendo regularmente para não queimar.

 

tapioca na dieta, Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

tapioca na dieta

 

Na receita original, ele fala para servir polvilhado com açúcar de palma ou mascavo, frutas e pistache moído. Eu não fiz com frutas vermelhas, decidi pelo sabor de coco com ameixa, lembrando nosso manjar ( se ele soubesse o quanto é mais gostoso, desistiria na hora dessas frutas vermelhas). As ameixas cozinhei na agua e amassei, ficou tão doce que nem precisa colocar tanto adoçante no pudding, melhor optar pela metade da quantidade descrita na receita, alias, nem precisa pra falar a verdade, o coco já é saboroso.

 

Tapioca aprovada por todos! Mas faltou as panquecas que tanto vejo no Instagram!

Foi uma das receitas mais misteriosa  e mais fácil que já fiz, fácil até descobrir que com a tapioca granulada não dava verão, tinha que que fazer com a farinha de tapioca ou o tal do polvilho( que acho também mega misterioso, doce e salgada, não sei qual é qual. não sabia por que a Joana me ajudou a desvendar esse mistério) A minha sorte que descobri Dona Neta no You tube

 

 

Meus deus! Nem acreditei que era algo tão fácil, mais tão fácil, o problema é que eu fico até com os cabelos brancos de tanta farinha, tem farinha na casa inteira. Fiz a tapioca como manda a receita, coloquei recheio, mas não gostei da massa, parecia que comia amido de milho puro, não agradou ninguém em casa, mesmo recheada não achamos nada atraente.

 

A solução foi trocar a água por  “läuterzucker”* para as criancas e colocar whey protein de baunilha na massa para mim. Hummmmm! Não sei explicar a sensação, ficou muita gostosa, quebradiça, super crocante e não borrachuda como a tradicional quando colocava na boca e depois de alguns segundos, derretia, fiquei viciada! Só acho bem dificil fazer como café da manhã, entrou na categoria sobremesa… Pode inclusive adcionao sementes de chia na massa.

 

Receita de tapioca

500 g de farinha de tapioca seca
4xícaras de agua aproximadamente

 

Mode preparar a Tapioca

Numa tigela, coloque a tapioca e a vá aos poucos adicionando a água,sempre mexendo, a tapioca ficará com gomos, continue adicionando água aos poucos e mexendo com as mãos (como a Dona Neta do video)a tapioca ficar completamente toda hidratada, não molhada, ela ainda fica com gomos. Passe esses gomos numa peneira. Em uma frigideira com fogo médio( não precisa untar a frigideira) peneire a tapioca novamente até forrar o fundo por completo. Coloque o recheio que desejar na metade da tapioca, dobre a outra metade e vire para torrar do outro lado.

 

tapioca fit com whey protein, Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

tapioca fit com whey protein

tapioca fit com pasta de amendoim,Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

tapioca fit com pasta de amendoim

tapioca fit com pasta de amendoim, Tapioca, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga , tapioca na dieta, tapioca fit, crepioca, tapioca diet, tapioca emagrece

tapioca proteica com pasta de amendoim

*

Lauterzucker

Läuterzucker: Não achei tradução em português, falam em xarope/goma de açúcar, mas as receitas são bem diferentes:

Receita de Läuterzucker:

1 xícara de estevia

2 xícaras de água

suco de uma laranja

favas ou extrato de baunilha

cascas de laranja

Colocar numa panela e deixar ferver por alguns minutos, coar e guardar em uma garrfa da geladeira. Pode usar em receitas doces, cafés, bebidas para aromatizar.

Pode colocar condimentos que quiser como canela, anis, noz moscada.

Anúncios

9 comentários sobre “Tapioca na dieta: a receita fit do momento

  1. Pingback: Crepe Fit de Tapioca em Imagens | *Joana Banana*

  2. Facilitaste a minha vida hoje. Pois ia fazer um post sobre tapioca!! Vou partilhar no meu blog 😉 Eu adoro tapioca, tenho da granulada e digo.te que aquilo e uma dor de cabeça p mim.
    Proteina na tapioca?????’ que ideia excelente!!! vou experimentarrrrrr
    Tambem foi atraves desse video que aprendi a fazer tapioca.
    Talvez esse Läuterzucker: seja golden syrup ou assim..

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s