Receita de chocolate funcional

Receita de chocolate funcional para espantar a TPM.

Chocolate fit caseiro

Chocolate fit prestigio

 

 

A maioria das pessoas pensam em chocolate como o pior inimigo de uma dieta, vejo muitas postagens no Instagram de pessoas que fazem dieta low-carb, declarando desejos desesperados por chocolate e uma grande tristeza por não poder ter nenhum ou como crime cometido em plena TPM

Realmente não tem sei se tem que ser dessa maneira,  quer dizer, sou super torta em dietas e penso que a reputação de chocolate foi manchada devido ao excesso de açúcar e adulteração com gordura hidrogenada, mas, e se usar adoçante em vez de açúcar? Será que melhora? E se ainda colocar alguns alimentos funcionais, termogênicos?

Ajuda! Claro que ajuda, o cacau tem elevado nível de flavonóides, principalmente a epicatequina e se ele não é tratado com um agente alcalinizante para suavizar seu sabor amargo, “dutch-processing“, tem elevado poder antioxidante neutralizando os efeitos de danos celulares causados pelos radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

Os chocolates com elevada porcentagem de cacau como os 80%, 99% sem açúcar é muito rico em gordura, mas não tão ricos em carboidratos, uma marca que gosto de comprar, cada 100 gramas tem torno de 10 gramas de carboidratos, ele bem concentrado e amargo. É com esse chocolate que gosto de trabalhar nos meus doces, os achocolatados mesmo os que entitulam ” light ou diet” não gosto, acho muito doce.

Aqui tem 3 receitas que faço para meu pós treino ( retirei temporariamente a suplementação), espantar a ansiedade e para matar a vontade de doce.

 

Chocolate prestígio funcional

chocolate fit

Chocolate funcional

1/2 de xícara de coco ralado sem açúcar
1/2 de água
1 colher de café de adoçante de forno ( uso stevia, mas o tal e qual é bastante popular)

1 colher de chá de cacau puro.

3 colheres de sopa de óleo de coco.

Colocar a água quente no coco e deixar descansar por 10 minutos até hidratar( se quiser mixar, o sabor fica bem acentuado), levar ao fogo com cacau e o adoçante por alguns minutos, Desligar o fogo, colocar o óleo de coco, mexer e coocar em forminhas de bombons ou em tabuleiro. Levar á geladeira por 3 horas.

Ás vezes, coloco mais óleo para cortar em barras, outras apenas cremoso para comer de colher. Pode acrescentar whey protein, se quiser.

 

Chocolate crocante de quinoa

chocolate fit de quinoa

chocolate funcional de quinoa

1/2 xícara de quinoa ( pode substiuir por sementes de chia, só nao leve as sementes ao fogo)

3 colheres de sopa cacau

1 colher de sopa de adoçante

3 colheres de óleo de coco

1 colher de café de gengibre em pó ou pimenta vermelha.

Colocar a quinoa numa frigideira quente, a quinoa pulará como pipoca, nao deixe muito tempo para nao queimar, elas ficaram crocante. Misturar todos os ingredients, colocar em forminhas de bombons e levar à geladeira até endurecer. Pode acrescentar whey protein, se quiser.

 

Chocolate funcional de quinoa

Chocolate funcional de quinoa

fica muito bom, levemente amarguinha.

 

Brigadeiro de colher fit

 

brigadeiro funcional de colher

brigadeiro fit de colher

 

2 bananas verdes

2 colheres de sopa de cacau em pó puro

4 colheres de água

3 colheres de óleo de coco

2 colheres de sopa de adoçante

Cozinhar as bananas verdes na panela de pressão por 10 minutos, esperar a pressão sair totalmente, processar as bananas sem cascas ainda quentes. Pegar essa massa de banana, levar ao fogo para cozinhar com o restante dos ingredientes por mais 5 minutos ou chegar a consistencia desejada. Colocar em copinhos e levar à geladeira. Pode acrescentar whey protein, se quiser.

 

Pode substiuir a biomassa de banana por 1 xícara de leite de coco caseiro, mas tem que levar ao fogo com o adoçante até diminuir o volume e depois acrescentar todos os ingredientes restantes( não precisa da água) levar ao fogo até conseguir a consistencia desejada.

 

 

 

 

Anúncios

7 comentários sobre “Receita de chocolate funcional

  1. Fiz o chocolate de quinoa e ficou tipo um meio amargo, uma delicia! Em vez do adoçante, coloquei açúcar mascavo. Tive que colocar uma colher a mais de óleo de coco e mesmo assim não ficou homogêneo. Daí fui colocando leite. Não sei porque aconteceu isso mas ficou uma delícia!

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s