Gordura faz gordura?

nozes, gordura  monoinsaturada

Gorduras monoinsaturada

Comumente leio pessoas com o maior orgulho em falar que faz dieta direitinha, come poucos carboidratos e embutidos, 0 de gordura. Daí me pergunto, mas por que zero gordura?

Durante muito tempo profissionais da saúde e midia em geral tem pregado que uma dieta baixa em gordura é a chave da perda de peso, evita o aumento do colesterol e é a chave de uma vida longa, só não é muito explicado o tipo de gordura que não faz bem e nem a quantidade ingerida. Existem gordura ruins que aumentam o colesterol e possibilidades de certas doenças como gorduras boas que protegem o coração, saúde mental e saciedade, consequente, o controle do peso.

A obsessão por alimentos com teor reduzido de gordura é tamanha, que é só dar uma voltinha no supermercado e ver a quantidade de produtos ” livres de gordura”, “redução de gordura”. Agora me pergunto; é realmente a gordura que engorda? Penso que a gordura dos problemas é ainda o menor, tenho realmente impressão ruim de alimentos industrizados, se a gordura é retirada, será substituida por qual substância para obter sabor? Embora ler rótulo com criança é um a missão quase impossível, percebi que em produtos lácteos como iogurte  e leite, a compensação é feito por açúcar.

A resposta não é cortar a gordura totalmente do cardápio, mas aprender a fazer escolha saudável, substituir as gorduras ruins pelas boas.

Gorduras boas versus gorduras ruins

Essa gordura faz bem para a saude!

Azeite de oliva extra virgem com 0,3 de acidez , essa gordura faz bem para a saude!

Existem 4 tipos de gorduras

– Gordura monoinsaturadas
– Gorduras Poliinsaturadas
– Gorduras Saturadas
– Gorduras

Gorduras como monoinsaturadas e poliinsaturadas são as gorduras boas

Gordura monoinsaturada                               Gordura poliinsaturada
– Azeite de oliva                                            – Óleo de soja
– Óleo de canola                                           – Óleo de milho
– Óleo de girassol                                         – Sementes de girassol, gergelim, abobóra, linhaça
– Óleo de gergelim                                       – Peixes gordos como salmão, saldinha, cavala, atum
– Óleo de amendoim                                    –  Leite de soja
– Abacates                                                       – Tofu
– Azeitonas
– Nozes: amêndoas, amendoins, castanha de caju, avelãs

As gorduras saturadas

Gordura saturada

Gordura saturada

As gorduras saturadas e gorduras trans são conhecidas como as “gorduras ruins”, essas devem ser evitadas a todo custo ou pelo menos reduzidas ao extremo.
Normalmente, as gorduras saturadas e gorduras trans são sólidas à temperatura ambiente ( manteiga ou margarina tradicional), enquanto que as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas tendem a ser líquido ( azeite ou óleo de milho).

Gorduras saturadas

– Cortes de carne gordurosas, frango com pele, bacon
– Produtos lácteos
– Manteiga
– Queijo
– Sorvete

Gorduras Trans

 –  Bolos, biscoitos, bolachas, pizzas industrializadas
– Salgadinhos como chips, pipoca de microondas( não caia no conto ” light”)
 – Margarina
– Gordura Vegetal
– Chocolate
– Frituras como: batata frita, frango à passarinho, nuggets
  
Com tantas fontes diferentes de gordura, as escolhas podem ficar confusas. mas é a linha é simples: ” Coma gordura boa sem medo!”
Se a única preocupação é a dieta, olhe esse artigo do site hipertrofia.org sobre como é benéfico uma gordurinha na dieta. Faça substiuições ” inteligentes”

Qual a quantidade de gordura devemos ingerir por dia?

A quantidade de gordura dependerá dos eu estilo de vida, peso, idade e estado de saúde, a recomendação, segundo o IDR, em torno de 20-35% das calorias e não zerar como algumas pessoas fazem achando que é a maneira mais saudável e eficaz para perda de peso.

Até na reformalação da nova pirâmide alimentar feita pela Harvard School of Public Health, um dos maiores centros de estudos sobre saúde pública dos Estados Unidos,  colocou a gordura como destaque, gorduras boas por que na antiga não tinha e a única gordura que mostrava eram as ruins.

Nova pirâmide alimentar

Inclua na sua dieta as melhores fontes de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas como azeite de oliva, nozes, sementes, peixes, abacate. Não é toda gordura que vai engordar, gordura não faz gordura. A gordura é muito saciante, especialmente combinado com uma dieta low carb, uma fatia de pão com pasta de amendoim é mais saudavel e com mais nutrientes que um pão com manteiga

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