Voltar em forma depois da maternidade

como voltar em forma depois da gravidez, barriga depois da gravidez, barriga sarada depois da gravidez

Qual é a sua desculpa?

Quem não conhece essa foto? Se você é mãe (ou não) e dá umas andadas pelo facebook , viu como essa foto tornou-se viral, não sei pelo corpo, pelo corpo com filhos ou a frase desafiadora até ofensiva para muitas pessoas( quem tem um bebê novo essa frase parece tão injusta ou um tiro na testa). Recebo tantos comentários sobre voltar em forma depois da gravidez, alguns desabafos que resolvi pegar essa imagem como exemplo e falar um pouco sobre isso.

Como Maria kang anexou tão eloquentemente a frase como slogan para sua imagem, “Qual é a sua desculpa?”, então decidi colocar algumas possíveis desculpas para uma mãe ficar calma e não nem pensar em tirar foto de shorts e top 8 meses depois do parto.

Tenho apenas duas “desculpas” .

1- Use o tempo para desfrutar o recém nascido

Eu estava realmente preocupada em voltar em forma depois da segunda gestação até contei um pouco domeu medo no post sobre emagrecimento, mas por mais preocupação que tinha, jamais faria qualquer coisa para atrapalhar a nossa adaptação, quem tem bebê novo em casa, sabe que tirar 30 minutos para fazer qualquer exercicio nem sempre é uma tarefa fácil, se amamentar sentada no vaso é algo corriqueiro, imagina malhar.

Eu estava mais preocupada em cuidar dos meus filhos, amamentar, dar atenção a minha menina que de uma hora para outra “passou de filha única para irmã velha”.

O que fiz nessa época: Me concentrei apenas na alimentação e queima de 700 calorias da amamentação. Pensem: uma corrida de 12 km por hora gasta em torno de 750 calorias, ou seja, amamentação= treino para maratona.

2-  Cada coisa tem seu tempo

Se a gravidez foi um processo lento, levou em torno 40-42 semanas, porque pensar em voltar ao corpo em 40 dias? Eu sei que a mídia em geral enaltere um biotipo que nem sempre é atingivel e  saudável, mas por que cargas d´água esperar isso em 6 semanas?

Essas fotos são para um número pequeno de pessoas, eu não tenho intenção de ser uma modelo nem dessas de passarela ou fitness, nem ganho meu dinheiro através do meu corpo, então, tenho o tempo a meu favor. Seria injusto, mesmo que inconscientemente,, eu fizesse essa comparação descabida.

 

 

Mais um meme da internet

 

 

Voltando ao assunto da foto e polêmia que surgiu nos ultimos dias (é só dar uma googlada e ver o número de artigos sobre isso), a foto em si não me ofendeu, seria tola em falar isso, ao contrário, achei o abs realmente lindo e a maquiagem perfeita( não reparei nas unhas), o que me incomoda em cada reportagem desse tipo, é se a intenção é inspirar mães com crianças pequenas sair de casa para treinar, nem sempre acontece, parece irreal, surreal demais para quem já teve que passar por salto de crescimento ou crise de cólica de uma recém nascido. Eu no pós parto, 27 kg acima do peso, me sentiria mais motivada e inspirada se na foto a modelo estivesse correndo com um carrinho de bebê ou deitada fazendo abdominal com filho.

 

What´s your excuse?

What´s your excuse? Morry de sunga azul chiclete…

 

Bom, independente das minhas opniões ou recalque sobre esses tipos de fotos, o mais importante é reconhecer que não há desculpa para cuidar de si mesmo, ser saudável não significa ter que viver de água, chá verde e pão puro. Ser saudável é encontrar um equilibrio da sua vida, significa ajustar algumas escolhas alimentares e quantidades afim de alcançar um bem estar físico e mental e não somplesmente tornar-se magra, esquelética.

Por isso, só tenho um conselho para mães que acabaram de ganhar bebê; desista das revistas e TV nessa fase,  cuide da alimentação que isso é investir no futuro do seu filho.

Anúncios

5 comentários sobre “Voltar em forma depois da maternidade

  1. Ainda não sou mamãe (planejando para 2014!!), mas esse tipo de campanha pró-obcessão-fitness realmente me causa uma ansiedade imensa. Levei 10 meses para emagrecer 15 quilos, sigo na disciplina para emagrecer saudavelmente os 13 que restam, e quando vejo esse tipo de campanha me dá um frio na espinha de imaginar que essa é a pressão que alguém que acabou de ter filho sofre 😦 adorei seu post, e adorei suas ‘desculpas’!!!

    • Dani, no Brasil parece que tem mais que aqui. Voce já morou aqui e sabe como é assistencia pós parto aqui, é muito boa! Tem a ginastica paga pelo Krankenkasse, é muito parecido com o pilates, que trabalha o assoalho pelvico e de quebra o abdomen. Nem se precoupa com isso agora! Pós parto é täo dificil para a mulher, pelos hormonios, adaptacao com o bebe que ” entrar em forma como as estrlas” nem deveria ser cogitada.

  2. amei o post!acho que a única coisa que essa criatura fez foi causar frustração no peito de muitas mamães por aí (não é o meu caso pq já tô num processo de emagrecimento há 4 meses)

    cada um tem uma rotina, cada criança é de um jeito, cada um tem uma situação financeira diferente, psicológico diferente.

    eu sinceramente, volta e meia me sinto egoísta, por ter começado o insanity agora.
    meu filho tem 1 ano e 6 meses, mas durante o treino coloco ele no cercadinho (pq li um relato de uma mãe que deixava a filha soltinha perto dela e durante o treino acabou chutando sem querer a boca da bichinha,own)

    mas sei que é bobeira minha pq ele precisa de uma mãe saudável pra correr e brincar bastante com ele.

    vou fuçar mais o blog!
    bjãaaao!

    • Taynah, eu ainda não sei o penso sobre a foto, agora não me incomoda, talvez se fosse logo após o parto me sentiria bem triste por que já estava vivendo com uma “sombra”.

      Eu entendo que ela vive da imagem, enfim compete como Figure, é ganha pão, então, acaba que me excluo da pergunta, sou uma mãe que não trabalha com minha imagem e tinha dois bebês em casa para curtir, essa era minha prioridade e meu ” ganha pão”, é a maioria das pessoas normais. Vc colocou perfeitamente sobre a diferença entre as pessoas. Eu nem conseguia ir ao banheiro sozinha, treinar era realmente fora de cogitação( hj ainda não vou ao banheiro sem platéia, mas meus filhos são grandes o suficientes para ficar 1 h com pai.kkkk)

      Outra coisa, nem sinta culpada, daqui uns meses, vc faz exercicios com seu filho, coloca o esporte como estilo de vida….

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s