Musli para o café da manhã

musli, müsli caseiro para café da manha

musli, müsli caseiro

Musli ou müsli é cereal muito consumido no café da manhã aqui na Alemanha, depois do minguau de aveia é meu café da manhã favorito por que é minimamente processado, não tem adição de açúcar, dura muito tempo quando é corretamente armazenado. Infelizmente, no Brasil não é muito conhecido como a granola e não sei como são as vendas. ( Se querem saber a história da invenção do Müsli, tem um post muito engraçado no blog Papacapim)

O musli e a  granola são primas-irmãs, gemeas separadas no nascimento, com a mesma mistura de grão e sementes:, nozes, frutos secos e, por vezes, farelo de aveia e germe de trigo. O musli não contém açúcar, enquanto a granola é tipicamente torrada com algum adoçante como o mel ou açúcar mascavo e óleo, resultando em uma textura crocante que não se encontrado na müsli. Com a adição de mel e óleos, a granola é mais calórica com alto teor de gorduras e açúcares. Ambos oferecem benefícios nutricionais, ambos têm fibras dos grãos, frutas e nozes.  A diferença entre musli e granola é simples o musli não é cozido.

müsli, musli, muesli caseiro

Receita de musli caseiro

Estranhamente, prefiro o musli como café da manhã e granola como lanche ou sobremesa, acho que pelo fato que ela é doce e crocante, geralmente não consumo pura, mas como se fosse uma cobertura no iogurte, sorvete, pra mim o musli sustenta durante mais tempo.

Benefícios da Muesli

– Um alto teor de fibra que fornece energia, tem benefícios cardiovasculares e melhora a regularidade intestional.

– Cereal ideal para aqueles em dietas sem farinha de trigo, não sem glúten por que aveia, por um acidente no prepraro, pode contém vestigios de gluten.

– A aveia pode ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol.

As calorias exatas do musli não sei dizer com certeza, por que depende muito dos ingredientes, geralmente uso:

seiro, müsli caseiro, muesli

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

seiro, müsli caseiro, muesli

cereal para café da manha

Grãos:  Flocos grossos de aveia, flocos finos de aveia,flocos de trigo, centeio, quinoa torrada, flocos de arroz.

Estes grãos devem ser utilizados como os principais elementos básicos do muesli, tornando-se a qualquer valor entre 50-80% da mistura. Podem misturar, a base é a aveia em flocos grossos.

Nozes e sementes: castanhas de caju, avelãs, pistache, amêndoas, macadâmia, nozes, castanha do pará, coco em flocos, linhaca, girassol, abobora, gergelim, chia.

Frutas: Deve fazer-se 5-20% do muesli no máximo. Algumas escolhas populares incluem: uva passa, chips de maça e banana, goji, tâmaras, frutas vermelhas secas,damasco seco. Muitas vezes, eu faço sem frutas secas , prefiro as frescas na hora do consumo devido a quantidade de acucar presente nas secas. Fique à vontade para escolher!!! Eu ainda gosto de colocar pipoca de amaranto.

Como preparar?Prestem atenção!!! É muito dificil…

Misture todos os ingredientes e guarde em pote seco e hermeticamente fechado. Prontinho!!!  Já vi pessoas colocar um parte da aveia por 5 minutos no forno para deixar levemente crocante.

musli, müsli caseiro

musli, müsli caseiro

alternativa para café da manha

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

receita de musli

müsli, musli, muesli caseiro

Como consumir?

– Nós, em casa, geralmente, consumimos com fruta picada, leite e iogurte grego. Também gosto de colocar apenas leite, adoçante e suco de limão.

_ Caso queira um musli mais macio, parecido com o Bircher, é só deixar de molho a aveia no leite a noite ou uns 10 minutos de molho no leite, águ ou suco de maca antes de consumir, vira uma papa ou mergulhe o musli durante a noite com um copo de água, iogurte e maçã .Feche a tigela e leve à geladeira.

– Às vezes, adiciono tahini com mel para as criancas.

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

Receita aprovada?

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

musli caseiro, müsli caseiro, muesli

Anúncios

10 comentários sobre “Musli para o café da manhã

  1. Que legal, você mora na Alemanha? Morro de saudades daí. Quando morei ai, há 9 anos, já tinha várias opções saudáveis para fugir do Lindt e do Ritter hahaha imagino que agora tenha muito mais. Adorei a receita, vou fazer em casa!!

    • Isso tem! tem muitas opcoes e vc consegue comprar por um preco amigo, outro ponto é a preocupacao e a quantodade dos aliemntos bios. Quando vou ao Brasa, levo meu musli, azeite e atum na mala( tem esses produtos no Brasil, mas o preco me deixa triste).

    • Catarina, tem pronto no Lidl, mas eu näo gosto, só tem frutas secas e é bem duro mesmo o premium… o caseiro é mais gostoso por qu evc coloca o que quiser…

  2. Cara Pips, isso tá com uma cara deliciosa! Vou tentar fazer aqui em casa, pois tava mesmo querendo receitas diferentes e mais “leves” de café da manhã pq tô cansadérrima de pão com hummus/tahine!!!!
    O que eu faço aqui é misturar linhaça, gergelim e chia, daí a gente coloca em cima da salada p fica uma ótima fonte de cálcio e outros nutrientes!

    beijocas, adoroo blog!

    • Aretha, aqui eles comem muito müsli, näo temos o hábito de comer päo todos os dias,. As criancas adoram, mas só bem cremoso comleite e iogurte. Já experimentei deixar de molho de um dia para outro e colcoar leite de coco caseiro. Ficou muito bom, substituir perfeitamenteo iogurte.

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s