Frittata- parte 1

Frittata
Frittata

Passando pelo blog rapidinho, fiquei com a impressão que só cozinho receita de sobremesa, parece que meu prato principal é doce, não coloco muita receita salgada por que acho que todos se adaptam bem ao salgado e o doce que é a maior dificuldade de adaptar em uma dieta. Pelo menos pra mim que não tenho tantas variações e há tempos deixei os produtos industrilizados como: temperos prontos,cremes de leite, manteigas.

Por isso, resolvi postar o meu almoço de domingo, receita do Antonio Carluccio, o mentor do Jamie Oliver, falando nele, comprei o livro chamado “Save with Jamie, shop smart, cook clever, waste less”(Poupe com Jamie, compre bem,cozinhe melhor e desperdice menos) e tem várias receitas bem simples e baratas que depois posto algumas experiências.

Eu gosto de comida rápida e de preferência que usa apenas uma panela, tenho esse hábito depois do nascimento das crianças, coloca a refeição inteira numa única panela, sem ficar escrava da pia e fogão, embora adoro esquentar meu umbigo nele, mas nem sempre tenho tempo, principalmente aos domingo que passo a maior parte do dia na rua. Também tenho muitas coisas semi- prontas, em potes na geladeira, sempre  faço isso depois das compras no sábado.

A frittata preenche essas exigencias, você pode transformar qualquer sobra de comida em um prato novo, tudo que faz é refogar um pouco os ingredientes e juntar ovos batidos.  Você pode adicionar ervas, cebola refogada, alho picado, sei lá!  O que quiser! A minha favorita é de brócolis e alho poró com batata.

ovo e dieta
frittata

Frittata de Pimentão

Ingredientes
2  colheres de sopa de azeite de oliva
pimentões vermelhos cortados em tiras
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
4 ovos inteiros e 6 claras
Sal e pimenta do reino moída

frittata
ovo e dieta
Frittata
Frittata

Modo de fazer

Fritar as tiras de pimentão mexendo sempre até caramelizados, cerca de 10 minutos. Adicione o alho e frite suavemente até
ele é cozido, mas não queimado. Em seguida, adicione o vinagre e cozinhe até o líquido evaporar. Retire do fogo e reserve.

Bata os ovos em uma tigela com sal e pimenta e adicione na mistura nos pimentões.

Cozinhe em foto baixo por 5 minutos até formar uma crosta na parte de baixo.

Para virar a frittata tampe a panela com tampa grande ou uma e rapidamente vire a frigeideira de cabeca para baixo para inverter o lado da frittata, deslize rapidamente na frigideira com a crosta para cime. Cozinhe por 5 minutos até dourar.
Caso fique com medo de virar a frittata e quebrar, pode coloca-la no forno por alguns minutos para terminar de cozinhá-la.

Sirva quente ou fria com salada ou pão.

Frittata
Frittata

Ah! Eu nao tenho muitos utensilios para levar comida à mesa, pra falar a verdade nem tenho vontade, a única coisa que penso é na lavagem depois, gosto de colocar em cima dessa tábua, uma sobra da tampa do meu balcão da cozinha, super prática, uso para contar alimentos, tabua de queijo. E esse azeite jogado em cima da salada ainda trata a madeira.

Parece um assunto bobo falar de ovo, mas esse post é apenas a primeira parte…

2 respostas para “Frittata- parte 1”.

  1. Ficou linda!!! Essas coisas semi-prontas, como você faz? Podia dar umas dicas pra gente de como conservar, e o que pode ser ‘lavado-descascado-empacotado’! 🙂

    1. Carla, obrigada! Ainda farei um post explicando sobre essas coisas semi-prontas que deixo na geladeira. Normalmente cozinho no vapor os legumes e coloco em potes hermeticamente fechados. Tenho sempre na geladeira já semi pronta: aveia, quinoa, legumes, macarrão.

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!