Está com fome? tem certeza?

Está com fome? Tem certeza?

brownie protéico

brownie protéico

Fome, sem dúvida, é um dos sentimentos mais primitivos que você tem. Se você está com fome, você sabe disso. Você pode estar cansado, impaciente, frustrado, salivando, aquela sensação de “vazio”, mas será que é realmente hora de uma refeição? Ou apenas um desejo por alguma comida? E quando for apenas desejo/vontade de comer algo, como identificá-los e ignorá-los?

Eu confio em meu corpo, eu penso que o corpo sabe o que é melhor para ele, mesmo que tendem a interpretar mal em algum ponto ou outro, principalmente quando o assunto é fome, não fome, mas a “falsa fome“, meu corpo tem uns ataques histéricos e sempre interpretou mal esses sinais, confunde a sensação real com a imaginária, especialmente quando se trata:

Sede

Às vezes o corpo embaralha os sinais entre fome e sede. É uma coisa engraçada, mas um monte de gente realmente comem alguma coisa quando deveriam apenas beber um copo de água e ficar satisfeito. Eu acredito que esta é a fome falsa mais fácil de identificar e contornar. Tome um copo de água, espere alguns minutos e se você ainda estiver com fome, coma alguma coisa.

Cansaço

Temos dois principais hormônios em seu corpo que controlam a fome e a saciedade. Esses hormônios são chamados de leptina e grelina.  A grelina estimula o apetite e a leptina envia o sinal de que você está saciado, Quando você se cansado, os níveis de leptina diminuem, portanto, seu cérebro pensa que seu corpo precisa de combustível, de comida, quando na realidade só precisa dormir/ descansar. À noite é um pouco mais fácil identificar essa confusão, principalmente se passa do horário de dormir, quer dizer, nem sempre, por que eu tenho verdadeiros ataques de fome, é só o sol ir embora que pareço o Taz.

cookies sem farinha

cookies sem farinha

Ansiedade

Esse é a sensação  mais difícil de identificar e controlar. Você quer determinada comida, tem que ser aquela comida? Você classifica isso como fome, mas só sente satisfeito se comer aquela comida,  não sei, uma fatia de bolo, pizza.

Desejos e fome são muito diferentes e geralmente vêm de diferentes fontes. A fome é física, não vai embora, só piora e fica mais desconfortável com o tempo. É importante alimentar o corpo com alimentos nutritivos quando realmente precisamos deles. No entanto, os desejos são emocionais. Se você quer um pedaço de bolo, você provavelmente vai pensar sobre isso mais do que qualquer outra coisa naquele momento, mas não sentirá dor física.

Um bom teste para um desejo é pensar em outra comida. Se o sentimento de desejo ainda está lá, então  provavelmente não está com fome. Se ele desapareceu misteriosamente,  é um desejo, para isso só precisa de um tempo para se distrair. Ir para uma caminhada, assistir um pouco de TV.

Há também algumas outras maneiras de reprimir os desejos. Uma alimentação variada ajuda diminuir esses desejos, se você deseja uma sobremesa, tem ânsias do açúcar como um louco, comer uma fruta diminue esse desejo. O açúcar natural do fruta é extremamente saudável, melhor a uma fruta que um bolo de chocolate, você pode se surpreender ao descobrir que, depois de uma banana , esse bolo não é como uma necessidade. Seu corpo ficou o açúcar que ele acha que precisa.

As mesmas coisas se aplicam a gordura. Se você está acostumado a alimentos gordurosos e têm um desejo de algo carregado com creme de leite ou manteiga,  alguns aliemntos poderá ajudar como: castanhas de caju ou amêndoas.

Tédio

É muito fácil comer quando você não tem mais nada para fazer, na verdade, extremamente fácil, faço isso com certa frequência. Não há muito para evitar este, apenas manter-se ocupado “refeições til, e você vai ficar bem. Você pode também espaço as suas refeições de modo que atingiu com mais freqüência, e você vai ter uma menor quantidade de tempo de inatividade entre comer.

Esses são alguns momentos que comemos sem fome, mas há momentos em que estamos realmente temos fome e esses não devem jamais ser ignorados, eles são oportunidades cruciais para construir o seu corpo que você sempre quis. É tão importante saber quando comer e quando não comer, identificar nossas desculpas para beliscar.

comer limpo

comer limpo

Fazer pequenas e frequentes refeições,obter nessas refeições os macronutrientes manterá a fome falsa controlada e seu corpo bem alimentado. Pode demorar até acertar certos hábitos, mas uma vez que você faz, é realmente um bom equilíbrio, a chave é manter as baixas calorias e alto nível de macronutrientes.

Comer saudável, aprender a ouvir o seu corpo e boa sorte sobre os impulsos!

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3 comentários sobre “Está com fome? tem certeza?

  1. Hoje em dia já consigo distinguir quando tenho mesmo fome e quando é só vontade de “trincar alguma coisa”, aliás, nos dias de hoje raramente sinto mesmo fome porque como várias vezes por dia 🙂
    Os brownies ficaram com tão bom aspecto!!

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

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