Fruta engorda?

Fruta é saudável?

Fruta é saudável?

 

A maioria das pessoas estão cientes de que o xarope de milho  é rico em frutose  e boa contribuição para o aumento do indice da obesidade, a indústria de alimentos a cada dia refina seus metodos para introduzir esse ingredientes ou cana de açúcar em produtos como refrigerantese outras bebidas açucaradas. É muito interessante assistir o documentário “Muito além do Peso” que vários profissionais falam sobre isso.

O que muitos de nós não sabemos é que a frutose contida do xarope de milho é a mesma frutose que está em seu suco mesmo os caseiros.

A frutose é um carboidrato simples que  junto com a glicose, faz-se a sacarose (açúcar de mesa). É encontrado em muitas fontes vegetais, como mel, frutas, flores e vegetais de raiz e é uma das três formas básicas de açúcar que o nosso corpo pode usar como combustível (os outros dois são a glicose e galactose).

 

Mas fruta é saudável, certo?

Claro! É inegável que as frutas contêm antioxidantes, vitaminas, minerais e fitonutrientes que tem uma função protetora no nosso organismo, como parte de uma dieta equilibrada. O que não é mencionado é que muita fruta pode causar instabilidades no açúcar no sangue e pode minar os esforços para manter um peso saudável.

 

 

Eu sei que é difícil de acreditar, mas frutose pode engordar sim!

 

Comer  em abundância açúcares refinados, frutose pode definitavamente causar um aumento de peso e nãoa penas isso, esses açúcares tem propriedades viciantes e que leva à desejos de comer compulsivamente e sintomas de abstência na falta deles, mas e no caso especificamente da frutose? Tem que realmente evitar a todo custo o consumo de frutose em um processo de emagrecimento? Algumas pessoas até evitam completamente a fruta.

A glicose e a frutose são dois tipos de açúcares simples. A glicose é a forma de açúcar que é usado para produzir energia pelas células. Frutose, por outro lado, é metabolizada de forma completamente diferente e não é tão eficiente fonte de energia como a glicose.

O açúcar de mesa chamado de sacarose, é composta por 50 % de frutose e 50 % glicose. No intestino, uma enzima chamada sacarase que tem como função a digestão de sacarose, transformando-a em glicose e frutose. . Porque sacarose tem que ser dividido antes de entrar na corrente sanguínea, ela demora um pouco mais para que possa afetar o açúcar no sangue.

A falha no alarmismo

 

Fruta engorda

Fruta engorda

 

Quando você pesquisa alguns ensaios que destacam os problemas de sáude relacionado ao consumo de frutose, você percebe que é humamente impossível cosneguir atingir a dose de frutose que produz os efeitos negatigos através de meios alimentares naturais, consumindo apenas as frutas, em contrapartida chega ao limite rapidamente com as comidas industrializadas.
Já li em alguns sites e blogs de fitness mundo afora que não deve ultrapassar 25% das minhas calorias diárias, ultrapassando essa margem segura de consumo teria ganho de peso e  alguns outros efeitos colaterais como :

 

  • O aumento da quantidade de gordura visceral .
  • O aumento da produção de gordura pelo fígado.
  • Diminuição da sensibilidade à insulina.
  • LDL elevado (mau colesterol).
  • O aumento de triglicérides níveis.

 

Ok! Por isso devemos eviar a frutose, mas falamos de 25% das calorias totais, no meu caso que hoje uma dieta em torno de 2600 Kcal por dia, isso seria em torno 150 gramas  em frutose, pelas minhas contas seria: 1,2 kg de banana, 3,4 de morango, 1,6 kg de mirtilos (teriaque vender a mãe para conseguir dinheiro para comprar todo dia essa quantidade, 100 gramas custa $ 1,49 ou subir para as colinas) além das proteinas e gorduras.

Ok! Entendi! Comer essa quantidade de frutose diariamente não é uma boa idéia, não só em termos práticos, mas conseguir essa quantidade de frutose APENAS através das frutas exigiria uma superalimentação, uma compulsão. Não é apenas isso, tem outros pormenores, o corpo trabalha diferente com a procedência das calorias  mesmo elas contendo a mesma quantidade. Frutas tem fibras contém vários fitoquímicos que são boas para nossa saúde

Resultado: consumir 30 gramas de frutose através das  fruta é diferente do que beber 30 gramas de frutose pura ou sob a forma de xarope de milho.  A frutose, como qualquer outra forma de calorias, fará com que o ganho de peso quando existe excesso de comida, mas não tem poderes mágicos de armazenamento de gordura e não danifica o seu fígado em baixos níveis moderados de consumo.

 

 

Quanto posso consumir de frutose por dia ?

Segundo a nova piramide:

 

 

Comedores regulares de frutas não tem nada para se preocupar, o problemas são para quem para aqueles que consomem regularmente açúcares refinados como xarope de milho ou sacarose, isso pode chegar a níveis insalubres com muita facilidade, por exemplo, uma garrafa de 500 ml  de refrigerante adoçado com xarope de milho contém cerca de 35 gramas de frutose.

Um grama de sacarose é cerca de metade glicose, metade frutose, por isso, se você comer uma sobremesa com 50 gramas de açúcar, você está recebendo cerca de 25 gramas de frutose. Alta frutose do xarope de milho é cerca de 55% de frutose é encontrado em muitos alimentos processados, sucos de frutas, bebidas esportivas, bebidas energéticas, e assim por diante, mesmo o  néctar de agave, que é apontado como saudável por muitos devido às suas propriedades de baixo índice glicêmico  pode ser tão alta quanto 90% de frutose.

Para evitar todas as complicações de saúde associadas com açúcares simples, evite o consumo deliberado de sucos de frutas, frutas secas e optar pelas frutas frescas para certificar-se de que você tem a abundância da fibra da polpa do fruto para tamponar a carga glicêmica no organismo. Evite também algumas fontes de açúcar, entre elas: agave, sacarose, mel, xarope de bordo, açúcar bruto, melaço, açúcar mascavo, xarope de milho, açúcar de mesa, e assim por diante.

Não há dúvida de que os alimentos integrais, incluindo frutas, legumes, nozes, sementes e grãos integrais são todos parte de uma dieta saudável e equilibrada. A questão aqui é o excesso de sacarose e frutose na dieta moderna. Esse excesso tem causado uma epidemia de diabetes em todo o mundo.

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