Fatbomb: bombom cetônico

fatbomb

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Se você, assim como eu está em uma dieta Paleo, cetônica, Metabólica ou Aktins que precisa consumir gorduras, às vezes fica difícil encontrar bons lanches, fáceis de fazer que contenham uma percentagem muita elevada de gordura ou na hora gula. A solução que encontrei para afastar a vontade de doce foi o “Fatbomb” que você pode usar sempre que você sente para um pequeno lanche.
Existem muitas receitas diferentes que descrevem como fazer fatbomb, bombas de gordura. Eu recomendo que você simplesmente experimente até encontrar uma que agrade seu paladar, deixarei uma ou duas das receitas abaixo e uma variante de combinação e ver qual deles que você atender o melhor. Eu, pessoalmente,não gosto de colocar manteiga na minha fatbomb, prefiro o óleo de coco, pasta de amêndoas e manteiga de amendoim.

Ingredientes para base de Fatbomb

3/4 xícara de óleo de coco derretido
150 g de manteiga de amendoim ou amêndoas
150 g de manteiga derretida sal
Adoçante a gosto

Leve os ingredientes acima  ao fogo brando e mexa até derreter.Coloque-as em formas de bombom ou gelo pequenas e leve ao freezer por cerca de 30min.Pode ser conservado no congelador, se necessário.
Com base da receita acima para fatbomb, eu criei algumas receitas para experimentar.Pessoalmente eu procuro evitar adoçantes,  então troquei o adoçante por chocolate 85%. Você pode misturar a quantidade e outros ingredientes com gordura para obter o melhor para o seu gosto.

Manteiga de Amêndoa caseira

Eu não uso a manteiga normal, prefiro as vegetais, mas sei o quanto é caro no Brasil, aqui a manteiga de amendoas não é a coisa mais barata, por isso já faço a minha, não dá trabalho algum, o único incoveniente é precisa ter realmente paciência e um bom processador de alimentos até é possível fazer com o liquificador, mas precisa de mais tempo ainda, fazer em várias etapas para não queimar o aparelho  e/ou usar um pilão para não sobrecarregar tanto. Se quiser trocar a amêndoa pelo amendoim ou castanha de caju, o processo é o mesmo. A manteiga de castanha de caju é a mais saborosa de todas, porém a mais barata é o amendoim, sem grandes diferenças nos macrosnutrientes entre elas.

Ingredientes

Amêndoas

Opcional: sal grosso e/ou adoçante.( eu coloco uma pitada dos dois, somente a de caju não precisa de nada)

Instruções

Coloque as amêndoas em um processador de alimentos com uma lâmina “S”. Fixar a tampa e deixe a processar durante 20-30 minutos, sem parar e raspando os lados, conforme necessário durante todo o processo.

A manteiga  está pronto quando a amêndoa,amendoim,castanha de caju soltar todos os óleos e virar uma pasta cremosa, isso leva mais tempo do que seria de esperar, por isso seja paciente!

Fatbomb: bombom prestigio

Chocolate fit caseiro

Fatbomb

300g de manteiga de coco (pode misturar com manteiga normal, manteiga de amêndoas)
100g de chocolate 85%
100g de coco sem açúcar ( fica aind amais gostoso, se hidratar o coco com 3 colheres de sopa de água quente alguns minutos antes de lavar ao fogo)

Fat bomb

Fat bomb

– Pode substituir o chocolate 85% por cacau puro

Leve os ingredientes acima  ao fogo brando e mexa até derreter. Coloque-as em formas de bombom ou gelo pequenas e leve ao freezer por cerca de 30min. Pode ser conservado no congelador, se necessário.

Você também pode adicionar em algumas outras coisas para dar as bombas de gordura algum sabor adicional

Exemplos de coisas a acrescentar em suas bombas de gordura, fatbomb

– Especiarias como baunilha, gengibre, canela em pó, pimenta
– Nozes ecastanhas
– Coco ralado
– Frutas secas
– Caspas de limão ou laranja
– Essências
– Sal marinho( por último antes de colcar na geladeira)

Mas, qual é o objetivo de comer gordura pura? Faz mal!

Por que a gordura é altamente saciante e energetica,no mundo de hoje de comida e bebida industrializada com o ” bebida energética “é apenas eufemismo para beber açúcar. Sim, alguns são atados com cafeína, pois acrescentou: “energia”.E, naturalmente, sabendo como a industria alimentícia, sendo o que é, nem precisa olhar muito no rotulo para descobrir a quantidade de açúcar escondidos em 100 gramas e não falo apenas de alimentos tipicamente doces como sucos e refrigerantes) e por isso optei pelo consumo de gordura, em especial MCT- triglicerídeos de cadeia média,  que é o caso do óleo de coco que digerem rapidamente, como o açúcar em uma bebida e por isso são verdadeiramentebombas de energia rápida, com a vantagem de pouca ou nenhuma carga glicêmica.

MCT – triglicerídeos de cadeia média  é tipo de gordura com absorção igual à do carboidrato, porém fornece o dobro de calorias consistindo em uma ótima fonte de energia rápida. Esta característica tem feito com que os praticantes de atividade física escolham este suplemento para melhorar a performance durante os treinos e adquirir maior definição muscular. De acordo com o Comitê Científico da Vitafor Nutrientes, o MCT possui ainda ação antivirótica, pois destrói a membrana lipídica de muitos vírus, antibacteriana,antifúngica, anticatabólica e termogênica, já que elevam levemente a quantidade de gordura marrom. Fonte: revista suplementação

Há ainda mais.

Acontece que MCTs tem outras enormes benefícios em termos de controle de açúcar no sangue em diabéticos, bem como a perda de gordura real. Sim, a gordura que come faz você perder gordura corporal. Vamos dar uma olhada no que alguns estudos tem a dizer.
Pubmed: Maior aumento da oxidação de gordura com o consumo MCT – triglicerídeos de cadeia média em relação ao consumo de cadeia longa de triglicérides está associado com menor peso corporal inicial e maior perda de tecido adiposo subcutâneo.

Outro estudo de  randomizado controlado com um grupo foi submetido a consumir grandes quantidades de MCT e/ou LCT (azeite). Aqueles que consumiu MCT perdeu quase duas vezes mais gordura que aqueles em LCT. ScienceDirect

Ainda tem muitos outros estudos sobre do consumo de gordura. Aqui alguns:

Estudo 1: Pubmed

Estudo 2: Pubmed

Estudo 3: Pubmed

Estudo4: Pubmed

 

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