Jejum intermitente

 

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia”

 

Essa regra tornou-se tão comum em toda a comunidade de saúde e fitness que é prontamente como fato:

Quer perder peso? Começe o dia com um café da manhã saudável, para acelerar o metabolismo . “Tome o café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”

Quer perder mais peso ainda? Certifique- se de comer seis pequenas refeições ao dia para seu metabolismo funcionar como uma verdadeira ” maquina mortifera”

 

alternativa para café da manha, opções de café de manhã, cardápio dieta

“Café da manhã: a refeição mais importante do dia”

Há anos estudos e profissionais de saúde afirmar que aqueles comem no início do dia perdem mais peso que aqueles que pulam essa refeição. Assim, quer perder peso e ser saudavel, tome todos os dias café da manhã e pronto.

Mas será o que assunto ” seis refeições diarias” não é como o caso da gordura?( considerada como maligna devido um erro de um estudo anos atrás) Realmente é muito dificil dissociar a idéia que pular uma refeição é benéfico, por isso escolher idéias novas, auto-experimentação, pode fazer uma enorme diferença nas nossas vidas e escolher a experimentar diferentes dietas e exercícios podem ajudar você a descobrir uma estratégia de saúde e fitness que funciona para você.

Claro, auto-experimentação é exatamente o oposto de como a maioria de nós querconhecer algo. Preferimos que alguém já tenha experimentado e a pessoa ter as respostas para os nossos problemas: “Faça isso e você terá sucesso.” Além disso, se alguém compartilha uma idéia que parece estranha, a maioria de nós preferem descartá-la que experimentar por determinado tempo e ver se tem resultados.

Só para ficar claro, eu fiz um monte de erros e experimentação até chegar no que achei ideal até o momento para mim e meu objetivo, no caso do jejum intermitente, eu estou feliz por ter decidido fazer alguma auto-experimentação com jejum intermitente.

 

jejum intermitente

jejum intermitente

 

O jejum intermitente: O que é e como eu faço isso?

Aqui está a definição simplória do jejum intermitente:

Você come a quantidade normal de alimentos por um período de tempo, não é uma dieta, é apenas um padrão alimentar que reduz o intervalo de tempo de comer para cerca de 8 horas diárias. Por exemplo, eu costumo ter minha primeira refeição às 11:00 horas da manhã e a última as 20h. Depois dessa última, a próxima refeição será apenas no dia seguinte, jejuando durante 15 horas e comendo em um intervalo de por 9 horas dividindo toda a minah cota calórica em 2-3 refeições.

 

Como o Jejum intermitente ajuda na perda de peso?

Por cortar duas ou três refeições inteiras do meu cardápio (café, lanche da manha e lanche da tarde), tenho a minha cota calórica diária concentrada em apenas duas refeições, o que é visivilmente mais comida, no entanto, por mais fome que eu tenha, eu não tenho capacidade de comer toda a comida na mesma hora.

Quando você come um alimento, seu corpo gasta algumas horas no processamente desse alimento, queimando o que foi acabado de consumir, por ter essa energia na sua corrente sanguínea nesse momento seu corpo optapor usar essa energia e não a gordura que você armanezada como fonte de energia, principalmente quando você consome carboidrato( pão, arroz, fruta) por que é a energia favorita do corpo.

Durante o jejum intermitente, seu corpo não tem o fornecimento de energia de uma refeição recente , aumentando as chances aumentam dele adapatar-se e buscar energia contidas nas gorduras armanezadas, em vez da glicose no sangue.

Nosso corpo reage a ingestão de alimento com a produção de insulina. Quanto mais baixa o nível de insulina, mais chances do corpo usar a gordura como fonte de energia.

 

Por que me aventurei no jejum intermitente

 

Jejum intermitente

 

Não estou interessada em fazer qualquer coisa que sacrifica minha saúde em função do corpo esteticamente ” perfeito”( perfeito de acordo com meus critérios), tal que nem me entupo de suplementos, o whey protein e a caseina é o meu limite, ainda assim não não consumo com frequência. Por essa razão fico atenta como meu corpo reage a cada mudança no plano alimentar.

Além que o ritual ds 6 refeições diárias me irritavam, comer sempre a cada 2-3 horas e em algumas refeições meio ” forçada” por que não tinha fome, mas para manter o metabolismo acelerado consumia essas porções de passarinho. Antes de entrar no ” mundo fitness”, eu tinha 2 refeições sólidas imensas, tomava apenas café puro logo que acordava e trabalha até 12: 15, depois voltava para casa e almoçava e no final da tarde, lá pelas 18h fazia outro lanche imenso. Nessa epoca nunca contei calorias e nunca tive problemas com fome ou ” obsessão alimentar ( seja por contar calorias, macros nutrientes, carboidrato aqui e ali, nada. Apenas comia).

Nesse plano alimentar de 6 refeições diárias, eu cozinhava quase o dia inteiro e minha bolsa cheia de marmita para garatir todos os nutrientes na hora marcada até mesmo em viagens, no avião tinha minha marmita por que sempre consumia pequenas refeições, vivia constatemente com fome e para conseguir o controle de todos os ingredientes na refeição, os lanchinhos.

Então, o jejum intermitente funciona pra mim que não tenho fome na parte da manhã e o tempo é bem corrido com as duas crianças, não ando mais com potes( hoje minha comida é fresquinha) já que tenho tranqueira infantil mais que suficiente nas minhas mãos e ver aquele prato imenso ajuda psicologicamente contra a compulsão, nem doce tenho mais vontade por que sinto cheia o dia inteiro. O que percebi tambémq ue meu consumo de liquido aumentou, até minha refeição bebe bastante água e chá( hibiscos, matcha ou gengibre), o que tenho bastante problemas aqui devido a baixa temperatura.

 

O Milagre do Jejum Intermitente

No começo, eu esperava que o jejum intermitente seria a grande tacada para perda de gordura rápida sem comprometer a massa magra, mas a realidade não é bem assim, o jejum intermitente só tem resultado quando associada a uma dieta saudável e exercicios físicos, não pense que pular o café da manha e comer batata frita com refrigerante no almoço e bolo de chocolate na sobremesa que conseguirá o corpo que sonha. Então, não existe milagres!

Mas percebi que diferente de outras epocas que fazia dieta para ganho de massa, dessa vez quando comecei o jejum intermitente consegui construção muscular com um aumento mínimo de gordura mesmo seguinte o mesmo plano.

 

Meu dia é assim:

7h da manhã: Faço Hiit em casa por 25 minutos

11h: è minha primeira refeição no trabalho.
18h: Exercicíos com peso. ( em alguns dias, como um bombom fatbomb)
19-20h: Meu jantar.

21-22h eu deito ainda com a barriga explodindo e só acordo as 7h do outro dia. Dormindo, somo em torno de 9 horas em jejum.

Tudo o que sei é que… juntamente com outras estratégias o jejum intermitente tem funcionado pra mim por que encaixa meu estilo de vida. e minha saude está em perfeita condições. Ele funciona porque alinnha com minha dieta, que hoje é metabólica, e o exercicios que escolhi de acordo com meu objetivo.

 

Pensamos em Jejum intermitente na maioria para perda de peso, porém algumas pesquisas apontam os beneficios desse metódos em algumas doenças. Beja o quadro abaixo publicado na Revista IstoÉ

Jejum intermitente

Gráfico da revista Isto é

 

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

