Calcular taxa metabólica basal

dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga

TMB: taxa metabólica basal

 

 

 

Para calcular sua taxa metaólica basal e consequentemente perder gordura corporal, é preciso determinar o gasto energético diário. Descobrir a taxa metabólica é primordial para a perda de peso por ser o indício mais seguro para nortear a sua dieta. A sua necessidade calórica diária depende das atividades que você desempenha e da sua taxa metabólica basal (TMB é a quantidade calórica ou energética que o corpo neecessita, em vinte e quatro horas, mantendo-se em permanente repouso, e fazendo um jejum de pelo menos doze horas, sem prejudicar o funcionamento de todos os órgãos )

 

Taxa Metabólica Basal: o que é?

 

A Taxa Metabólica Basal ou TMB é a quantidade mínima de energia (calorias) que o seu corpo precisa para manter-se em repouso, com os órgãos e tecidos funcionando corretamente  durante 24 horas.
Nosso corpo é composto por várias células, tecidos e órgãos diferentes. Cada célula precisa de uma certa quantidade de energia para funcionar. Algumas mais (como células do fígado e neurônios), outras menos (como células da pele).   Em torno de 75% da energia que você gasta no dia-a-dia serve apenas para manter o seu corpo funcionando. A energia gasta com exercícios físicos é de apenas 10-15% e o resto é gasto na geração de calor.

Mesmo parado, apenas para manter o seu corpo em atividade, precisa de energia e essa energia gasta varia de pessoa para pessoa. Como já sabemos que pessoas com dificuldade para engordar precisam de mais energia para as mesmas atividades, é preciso comer mais para manter o mesmo peso.

 

A composição dos alimentos são mais importante as calorias?

A determinação da exigência diária de calorias para a conservação de peso é um importante passo para perder peso ou construir músculos. Se você quer perder peso, você reduz o consumo de calorias por 10-20% , se você construir músculos, aumenta  20%.

Além disso, o número de calorias em si é muito menos importante do que a proporção de gorduras, proteínas e carboidratos na dieta por exemplo,  um porção de arroz integral com frango cozido no vapor  ou  um pequeno pedaço de bolo de chocolate tem 500 Kcal cada um, mas qual dos pratos tem menor de chance de acumular gordura?

 

Existem diversas fórmulas para calcular essa taxa. Aqui usarei a fórmula de Harris Benedict.

 

Taxa metabólica basal para homens

TMB = 66,5 + (peso x 14) + ( altura x 5) – (idade x 6,7) = resultado*

*Resultado x Nível de Atividade Físicas = quantidade de calorias para manter seu peso

 

Taxa metabólica basal para mulheres

TMB = 655 + (peso x 9,6) + ( altura x 1,8) – (idade x 4,7) = resultado*

*Resultado x Nível de Atividade Físicas = quantidade de calorias para manter seu peso

Obs: Os resultados são aproximados.

 

Exemplo como descobrir a taxa metabólica basal

Você é uma mulher, com 30 anos, medindo 150 centímetros e pesando 60 quilos. Sua taxa metabólica basal (TBM) usando a formula será: 655 + 576 + 270 – 141 = 1360 calorias.

Para determinar o total de calorias máximo que pode ser consumido sem engordar, é necessário somar a TMB às calorias gastas com as atividades diárias. Para saber este valor, multiplique o resultado por:

 

 Nível de atividade física

 

Sedentário:(pouco ou nenhum exercício diário) – TMB x 1,2
Levemente Ativo:(exercício leve 1 a 3 dias na semana) – TMB x 1,4
Moderadamente Ativo:(exercício moderado 3 a 5 dias na semana) –  TMB x 1,6
Bastante Ativo:(exercício pesado 6 a 7 dias na semana) – TMB x 1,7
Muito Ativo:(exercício pesado todos os dias da semana ou 2 vezes ao dia) –  TMB x 1,9.

 

 

Agora, para descobrir quantas calorias o corpo queima incluindo o que você faz durante o dia, multiplique o seu TBM com o nível de atividade que se encaixe ao seu estilo de vida.

Caso esteja com pressa, pode usar essa calculadora.

 

 

Exemplo:

A sua taxa metabólica basal é de 1360 calorias. O seu nível de atividade é moderadamente ativo.

Calculando: sua taxa metabólica (1360) com o seu nível de atividade (1.6), ficará:

1360 X 1.6 = 2176 calorias.

Agora com o seu TBM e gasto aproximado de calorias em mãos você precisa ajustar o seu consumo de calorias de acordo com o seu objetivo:

 

Perder peso

 

perder peso, calcular taxa de gordura, taxa metabólica, tbm, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga

Calcular taxa metabólica para perder gordura

 

 

Se é esse seu objetivo, você precisará cortar de sua dieta algumas calorias. Se cortar drasticamente a quantidade de calorias da dieta, isso poderá ocasionar alguns problemas na tireóide e gerar perda de massa muscular.

Quantas calorias precisamos tirar para perder gordura?

A recomendação comum é tirar 500 calorias da quantidade diária de calorias gastas no dia e observar se tem progressos. Algumas pessoas precisarão de mais calorias, mas o ideal é diminuir pouco e fazer o teste, observar como o corpo responde e tentar aumentar a atividade diária.

Usando o mesmo exemplo acima:

Se uma mulher com 30 anos, 1,50 de altura com 60 kilos tem uma taxa metabólica de 2176 calorias; precisará construir sua dieta com o objetivo de perda de peso em torno de 1676 calorias.

 

 

Massa Muscular

Quando o objetivo é ganho de massa muscular, você precisará acrescentar em sua dieta algumas calorias a mais do que normalmente você ingere.

A recomendação comum é bem semelhante ao da perda de peso, basta adicionar 500 calorias ao que você já gasta por dia e observar como o corpo responde.

 

Atenção: Observe o seu desempenho neste período, se perceber que não está fazendo efeito, adicione ou tire calorias do cardapio, esse é um período de teste e adaptação.

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Calcular taxa metabólica basal

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s