Caminhada e seus benefícios

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Caminhar e saúde

Já faz algum tempo que gostaria de escrever sobre caminhada devido as perguntas frequentes que leio nos foruns, hoje me animei depois de ler um post do Blog Segredos de Liquificador com o titulo Caminhar é o super alimento do mundo fitness, mas por que caminhar se corrida tem mais beneficios, tem mesmo?

Caminhar é uma ótima maneira de melhorar ou manter sua saúde em geral. Apenas a 30 minutos todos os dias pode aumentar a aptidão cardiovascular, fortalecer os ossos, reduzir o excesso de gordura corporal e aumentar a potência muscular e resistência. A caminhada diária também está associada com a diminuição do risco de doenças cardíacas, câncer de mama, câncer de cólon, diabete,  derrame, melhora o humor e diminui o stress. Ao contrário de algumas outras formas de exercício, a caminhada é livre e não requer muitos equipamentos especiais ou treinamentos especificos.

 

Benefícios da caminhada

A caminhada é de baixo impacto, requer o mínimo de equipamento, pode ser feito a qualquer hora do dia e pode ser realizado no seu próprio ritmo.Você pode sair e andar sem se preocupar com os riscos associados a algumas formas mais vigorosas de exercício. Também é uma ótima forma de atividade física para pessoas que estão acima do peso, idosos ou que não tenham exercido em um longo tempo. Caminhando  em um ritmo moderado por 30-60 minutos queima gordura armazenada e pode construir o músculo para acelerar o seu metabolismo.

 

Por exemplo, caminhada regular pode ajudá-lo:

  • Manter um peso saudável
  • Prevenir ou controlar várias condições, incluindo doenças cardíacas, pressão arterial elevada e diabetes tipo 2
  • Fortalecer os ossos
  • Levantar o seu humor
  • Melhorar o seu equilíbrio e coordenação

 

Quanto mais rápido, maior distância e com mais frequência você caminha, maiores serão os benefícios.

 

Considere a sua técnica

 

Nós todos sabemos como caminhar, não é?Desde os primeiros passos oscilando como uma criança até as corridas para pegar o onibus, é o mais simples, mais alegre forma de exercício. No entanto, quantos de nós realmente caminham corretamente, sem as dores que se seguiram, especialmente quando avançamos para distâncias longas, em uma tentativa de aumentar a nossa aptidão e perder peso, por isso esse exercicios requer uma boa postura e os movimentos intencionai, como:

  • Cabeça é para cima.Cominhe olhando para a frente, não para o chão.
  •  Seu pescoço, ombros e costas estão relaxados, não rigidamente ereto.
  •  Você está balançando os braços livremente, movimentação com os braços é bom.
  • Músculos abdominais contraídos e costas retas, não arqueadas para a frente ou para trás.
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Correndo com menino em uma temperatura de -5

 

Planeje sua rotina

À medida que você começar a sua rotina de caminhada, lembre-se:

Obter os esquipamentos certos

Caminhar é um baixo custo e eficaz forma de exercício. No entanto, o tipo errado de tênis ou caminhar pode causar dor no pé ou panturilha, bolhas ou lesões. Certifique-se de seus tênis são confortáveis, com suportes calcanhar e arcada apropriada.Se você caminhe ao ar livre quando está escuro, usar cores brilhantes ou fita reflexiva ajuda na visibilidade. Roupas confortáveis de acordo com o clima.

Escolha seu percurso com cuidado

Se você caminhando ao ar livre, evitar caminhos com calçadas quebradas, buracos, membros de baixo pendurado ou relva irregular. Pegue leve, simples passos e verifique se o calcanhar toca o chão diante de seus pés. Sempre que possível, andar na grama em vez de concreto para ajudar a absorver o impacto.

Aquecimento e esfriamento

A melhor maneira de aquecer é caminhar lentamente. Comece cada caminhada em um ritmo calmo para dar tempo aos seus músculos se aquecer. Delicadamente estique os músculos da perna – especialmente as panturrilhas e coxas- para frente e para trás. Alongamentos devem ser mantidos por cerca de 20 segundos. Se você sentir qualquer dor, fpare a caminhada ou mude o ritmo.

Alongamento:

Depois de esfriar, delicadamente alongue os músculos. Se preferir alongar antes de caminhar.

 

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Caminhada e alongamento

 

 

Há muitas razões por que as pessoas começar a correr: para ficar magra, aumento de energia, ou senão que esteira ao lado de nossa paixão ginásio de longa data (por favor, siga as nossas dicas de etiqueta ginási( antes de fazer qualquer movimento embora) Correr pode ajudar a manter o coração saudável, melhorar humor, e afastar a doença funcionamento mais estudos recentes descobriram é uma ótima maneira de perder e manter o peso .Mas a pesquisa sugere ir a toda velocidade não é o único caminho para a boa saúde

Para perder peso e mantê-lo, você precisa se mover. A atividade física construída em um plano de vida diária é também uma das formas mais eficazes para ajudar na perda de peso e manter o peso que já perdeu.

Faça caminhada parte da sua rotina

 

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Caminhando com filhos

 

Caminhe pelo menos durante 30 minutos a uma hora, se não não fpr possível comece com 10 minutos, três vezes por dia e aumente gradualmente esse tempo. Às vezes, é realmente dificil caminhar quando tem criança pequena em casa, por exemplo, mas tente colocar a caminhada como parte da sua rotina,estabeleça um horário, leve a criança junto. Algumas pessoas acham que manter um diário de atividade com progressos torna a atividade mais fácil.

 

  • Algumas sugestões para incorporar a caminhada na sua rotina diária e continuar motivado
  • Tome as escadas em vez do elevador (pelo menos durante parte do caminho).
  • Saia de transportes públicos a uma paragem mais cedo e caminhe para o trabalho ou em casa.
  • Ande (não dirija) para as lojas locais.
  • Passear com o cachorro ou os filhos. Desfrute de longos passeios no carrinho, aproveite a oportunidade para destacar os itens de interesse para as crianças tais como veículos, flores e outros pedestres.
  • Comece com um objetivo simples tais como: “Eu caminharrei por 10 minutos durante a minha pausa para o almoço”. Quando a sua caminhada de 10 minutos se torna um hábitodefina uma nova meta tal como: “Eu caminharei por 20 minutos após o trabalho.Em breve você pode ser alcançando objetivos que antes pareciam impossíveis.
  • Varie sua rotina.Caminhe ao ar livre,planeje várias rotas diferentes Se você está andando sozinho, não se esqueça de dizer a alguém que o caminho que você está tomando.

Depois de dar o primeiro passo, você está no caminho para um destino importante uma saúde melhor.

 

A intensidade confortável para caminhadas

Caminhando rápido queima mais calorias por hora do que andar devagar, mas isso não significa que você tem que caminhar e ficar sem fôlego. Em vez disso, fique no ritmo confortável onde você ainda consegue falar.Esta é uma regra de ouro para caminhar com segurança dentro de sua meta de freqüência cardíaca que traz ganhos em saúde.

Nosso corpo tende a se acostumar com a atividade física, por isso gradualmente aumente a sua intensidade para melhorar seus níveis de aptidão.Você pode aumentar a intensidade de suas caminhadas com:

Percurso com ladeiras.
Caminhar com pesos de mão.
Alternado a velocidade com caminhadas rápidas e moderadas.

 

APPs – Aplicativos para celular para ajudar nas caminhadas

 

Endomondo

Esta aplicativo permite estabelecer objetivos  e personalizar o treino  para diversos tipos de esportes. Depois do treino, pode ver-se num mapa as estatísticas e as distâncias percorridas. É compatível com todas as plataformas.

 

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Endomondo: apps para correr, caminhar

 

Runtastic

O RunTastic ajuda a registrar os treinos de corrida em tempo real e ajuda a acrescentar outros exercícios manualmente. Saiu para correr e esqueceu o celular ou foi caminhar na praia e acabou fazendo um exercício, insira o tempo e a distância percorridos depois, e ainda conte com dados sobre exerícios .

 

runtastic

 

RunKeeper:

O RunKeeper também traz possibilidade de integrar – e compartilhar – os exercícios com as redes sociais. Dá para chamar um amigo para correr junto assim como montar planos diferenciados de treino de acordo com o objetivo do atleta. E há ainda uma medição detalhada dos exercícios, com tempo, ritmo, distância e outras informações para melhorar a performance. Funciona em iOS e Android.

 

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RunKeeper

 

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