Cabelos e dieta

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Queda de cabelos e dieta

 

Os cabelos estão sujeitos a múltiplas agressões externas e internas( xampu, sol, frio, vento, quimicas, stress, fadiga, alterações hormonais, problemas digestivos e alimentação desequilibrada) tendem a deixar os cabelos mais secos, desidratados, fragilizados. O estresse físico e emocional da dieta podem causar mais queda de  cabelo do que o normal.

A vida por um fio…
… de cabelos

Um fio de cabelo tem um ciclo capilar que atravessa diferentes fases:

Um período de crescimento- 1a 2 cm por mês( fase anagênica) que está presente em 85% da cabeleira; um período de regressão, onde não há produção de fios ( fase catagênica) dá-se em 1% dos cabelos e um período de repouso ( fase religênica) onde se dá a queda do cabelo e o bulbo permanece vazio( fase de dormência)

O cabelo perde a sua densidade com o aumento de bulbos vazios, sem cabelos. Depois segue-se o período de retorno ( fase neogênica) quando é retomada a atividade das celulas que origina a regeneração de um novo folículo. É então que dá o inicio de uma nova fase de crescimento. É durante a primavera e verão que um maior número de folículos pilosos passam a fase de repouso, por isso a queda é mais significativa no outono, nesta altura do ano também há uma diminuição da luminosidade, o que acaba por influenciar a produção de melanina, responsável por ajudar o ritmo de crescimentos dos fios.

 

O que causa perda de cabelo durante a dieta?

Não importa a dieta restritiva que as pessoas usam para perder peso, parece que quanto mais peso perde, mais provável sentir alguma queda de cabelo temporária. A condição é normalmente resolvida quando a pessoa para de perder peso e aumenta gradualmente a ingestão de calorias com uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

Quando as pessoas estão a perder muito peso rápido, seja por comer menos ou exercitar mais, o corpo ativa um mecanismo de proteção, economiza “energia” que normalmente está disponível para tarefas menos essenciais, tais como o crescimento do cabelo e direciona para as necessidades mais essenciais, como a preservação do músculo.

 

Falta de suplementação de vitamina, baixa ingestão de gordura e  proteína podem ser um fator de queda de cabelos em algumas pessoas durante a perda de peso com dieta muito restritivas.

 

A queda de cabelo também pode ser um sintoma de certos problemas médicos, tais como a infecção por fungos ou distúrbios da tiróide, pituitária ou glândulas paratiróides. A exposição a alguns medicamentos e pesticidas também podem causar queda de cabelo, mas são bastante raras. Estresse e alterações hormonais também podem desencadear a queda de cabelo temporária.Qualquer uma destas condições podem acompanhar uma dieta, porque uma pequena quantidade de estrogénio são produzidos no tecido adiposo, alguns indivíduos podem sofrer alterações hormonais com a perda de peso.O estresse pode ser um fator quando implementadas esses novos hábitos e estilo de vida.

É também normal perder cabelo em determinadas épocas do ano.Você notará mais em alguns momentos do que outros, mesmo quando você não está fazendo dieta. Se você é uma das pessoas que tendem a ter queda de cabelo temporária com dieta e é um momentos em que você que naturalmente perde um pouco de cabelo, certamente será mais visível para você.
 

Cuide da alimentação

Para manter os cabelos saudáveis, é importante a ingestão dos alimentos certos: proteína de boa qualidade contém aminoácidos que ajudam a hidratar os cabelos, estimulam o crescimentos e protegem o folículo capilar. Certifique-se de que você está comendo calorias suficientes, a restrição em excesso pode causar queda de cabelo, porque o corpo não tem energia suficiente para suportar o crescimento do cabelo, de acordo com Hairfinder.com. Multiplique o seu peso alvo por 10 para obter o seu limite diário de calorias.

 

– Alimentos alaranjados: são exemplos a cenoura ou abóbora que possuem antioxidantes que ajudam na vitalidade e crescimento do cabelo

 

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200 gr de doce de abóbora diet

 

Doce de abóbora diet

200g de abóbora moranga cortada em cubos
1 pau de canela
5 cravos
400 ml de água
Adoçante a gosto

* Opcional: coco ralado, pode ferver o coco e água, deixe descansar por alguns minutos, coloque no liquidificador  para tirar leite de coco, o doce fica ainda mais saboroso.

Cozinhe todos os ingredientes na panela de pressão por 10- 15 minutos, retire da panela e misture até obter uma pasta. 200 gramas de doce de abóbora sem o coco tem em torno de 200 calorias, 8,44 gramas de carboidratos, 1,8 gramas de proteínas e 4,58 gramas de gorduras.

 

– Incorporar cereais integrais: aveia e arroz, por exemplo, são fontes de zinco e complexo B que ajuda na multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

– Alimentos ricos em ferro como feijão e as lentilhas, são essenciais para a normalização do ciclo de crescimento dos cabelos.

– Pimenta e gengibre tem função anti-inflamatória que ajuda a evitar a queda dos cabelos.

– A soja por ser fonte de vitaminas do complexo B, zinco e outros minerais também ajuda a prevenir a queda dos cabelos.

– Castanhas, amêndoas e nozes contém vitaminas E e zinco que participa no processo de formação dos fios.

– Frutos do mar contém magnésio, muito importante no fortalecimento dos fios.

– Leite e derivados, folhas verdes, gergelim preto são fontes de cálcio, evitam que os cabelos fiquem sem brilho e quebradiços.

 

 

 

 

 

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