Açúcar, doce veneno

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Foto de Slinkachu

 

Já tinha comentado aqui que o açúcar branco não é um alimento, é apenas um produto químico extraído de fontes vegetais, é prejudicial para o organismo e viciante, falei inclusive do documentário “Muito além do peso”. Desde o nascimento das crianças que me convenci que o açúcar não faz bem e como muitos alimentos industrializados tem aditivos para melhorar o gosto e o açúcar e seus primos são os favoritos.

Mas como ficar sem uma sobremesa de vez em quando? Qual a melhor  substituição para adoçar chás e sobremesas? Aqui estão as minha pequena lista com alguns substitutos.

 

Vamos analisar um pouco o açúcar branco.

Composto quase inteiramente de sacarose, contém quantidades insignificantes de nutrientes  praticamente só fornece calorias “vazias”. Cada 100 gramas de açúcar branco tem entre 374 e 396 calorias. Quando recebemos uma dose de açúcar no primeiro momento temos muita energia, mas em seguida um desequilíbrio entre os níveis de glicose e de insulina no sangue.

Por estas razões, o açúcar deve ser consumida de forma controlada.O excesso tende a favorecer o desenvolvimento de doenças: como excesso de peso, obesidade, aterosclerose, pedras nos rins, diabetes, acne, úlcera do estômago, o colesterol, o stress, a má circulação e fígado, deterioração. A sua utilização também produz um estado de excesso de acidez que o organismo compensa com minerais como um guarda de reserva, que roubam cálcio e crómio. Além disso, para metabolizar utiliza enzimas, vitaminas e aminoácidos, enfraquecendo-nos.

Então, a primeira dica é moderar o consumo de adoçantes. Se você usar 2 colheres de açúcar no café com leite, começar a usar um e meio, até você se acostumar e então desça a 1 e assim por diante. Concentrarei em três aspectos principais de cada um substituto do açúcar: valor nutricional, calorias por 100g,  IG (índice glicêmico) , gostaria de falar sobre preços até por que alguns substitutos do açúcar são bem caros.

 

Açúcar mascavo e demerara

 

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Açúcar demerara

 

Açúcar escuro, é  menos refinado que o branco, por isso o valor nutricional é um pouquinho melhor. Contém boas quantidades de vitaminas e minerais. Fornece 376Kcal por 100g.O IG é o mesmo que o açúcar branco: 70.  Tenha cuidado com a qualidade que você compra. Além do mascavo, tem o Demerara com um pouco mais de nutrientes que o mascavo, , mas sem o gosto acentuado de cana. Ele também é mais grosso, mas isso é só colocar no liquidificador para ficar fininho.

 

Preço: Mascavo lowçucar: 10,60kg

Demerada União: R$ 5,10 Kg

 

Mel

 

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Mel

 

É um excelente edulcorante natural que não foi refinada, é um alimento orgânico vivo.O mel contém vitaminas, minerais e duas vezes o poder edulcorante de açúcar. De acordo com muitos especialistas é o mais adequado para todos os tipos de chás ou infusões.
Mas cuidado: uma colher de sopa de mel fornece mais calorias e carboidratos que açúcar porque é mais denso e mais pesado, 288Kcal / 100ge IG é de 55.Em sua defesa, tem baixo índice glicêmico e fornece minerais e enzimas que promovem o metabolismo dos açúcares. Além disso, a composição do mel estimula a conversão da glicose em glicogênio, podemos utilizar a energia em vez de serem armazenados como gordura.

Mel é conhecido desde os tempos antigos por suas qualidades medicinais. Ele tem propriedades antibacterianas e é recomendada contra resfriados e outras alterações respiratórias, para eliminar as bactérias intestinais, úlceras e até mesmo para aplicar a queimaduras na pele e hidratar os cabelos. Além disso, é um sedativo natural. Os gregos também achei anti-séptico, calmante, tonificante, diurético e laxante.

É perfeitamente assimilada pela grande maioria das pessoas, alguns casos como reações adversas e alérgicas ao pólen e diabéticos devem evitar o consumo, assim, como crianças menores a 12 meses devido ao botulismo.

Preço: depende do seu grau de pureza. Um bom mel custa em torno de R$ 20/300gramas.

 

Não confundir mel  com Karo.

 

Xarope de Agave:

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Xarope de Agave

 

Xarope de Agave também conhecido como néctar de agave ou calda de agave é extraído das folhas da agave.Caracteriza-se pelo seu elevado poder adoçante, o dobro do açúcar, tem um índice glicêmico muito baixo, IG 11.Contém 310-340 Kcal/100

Também tem muitas outras propriedades: inibe o crescimento de bactérias patogênicas (E. coli, Listeria, Shigella, Salmonella), regula os níveis de insulina, não favorecem a formação de bactérias de cáries dentárias, reduz o colesterol e triglicéridos. Além disso, aumenta a absorção de cálcio e magnésio e facilita a regulação da atividade intestinal, por isso eles são recomendados para pessoas com constipação.

Para obter deve passar por uma série de reações químicas que determinam a sua qualidade.Alguns são excelentes, mas outros são tão processados ​​que acaba por ser 100% de frutose e não pode ser atribuída a riqueza e os benefícios que os prebióticos ajudam a melhorar o trânsito intestinal e estimular o sistema imunológico.

O único inconveniente do Agave é o preço, bem salgado por sinal, 330gramas de Agave da marca Jasmine custa em torno de R$20.

 

 

Açúcar de coco:

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Também conhecido como açúcar de palma, é extraído a partir do néctar das flores do coqueiro.No Sudeste da Ásia tropical é usado por mais de 5.000 anos. É uma das alternativas mais saudáveis e o meu favorito por que não deixa gosto acentuado nas receitas como as outras alternativas. Seu aroma delicado e delicioso sabor de caramelo, um toque maior do que sobremesas, doces e bebidas. A seiva é aquecida para evaporar a água e torna-se uma substância densa tipo xarope castanho. Após desidratado, torna-se cristalizado.

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Açúcar de coco

É rico em potássio, magnésio, zinco e ferro, assim como as vitaminas B1, B2, B3 e B6. Ele tem duas vezes o ferro, quatro vezes mais magnésio e 10 vezes a quantidade de zinco que o açúcar mascavo. Ele contém 16 dos 20 aminoácidos, um destaque para a Glutamina, suplemento de grande valorização na recuperação muscular.

Se com agave dá vontade de chorar, com o açúcar de coco é diluvio na certa, 250gramas da marca Monama custa em torno de R$25, uma opção que pode sair mais conta é procurar em lojas de produtos asiáticos.

 

Stevia:

 

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Xarope caseiro de stevia

 

Ela é uma planta da família do girassol. Tem sido cultivada e usada como um edulcorante e uma planta medicinal pelos Guaraní para pelo menos 1500 anos. As folhas têm uma capacidade de adoçar de 30 a 45 vezes  da sacarose, o componente primário do açúcar.

É o adoçante perfeito: sem muitas calorias e outros efeitos benéficos sobre a absorção de gordura contém proteínas, vitaminas e minerais.

Aqui  encontro a folha seca e a muda, muita boa para adoçar chás, fazer xarope, por exemplo, mas em receitas de bolo nem sempre, por isso compro do supermercados para algumas receitas, o problema é que o extrato de stévia do supermercado são “glicosídeos de esteviol extraídos a 60, sofrendo uma nanofiltração misturados com outros componentes, tão calórico como o açúcar branco, é só comparar a foto abaixo.

 

15 gramas de açúcar tem 60 Kcal.

7,5 de stevia tem 30 kcal, logo a mesma quantidade de açúcar, 15 garmas, tem as mesmas quantidades de calorias, 60 Kcal e o poder de adoçar é o mesmo que o açúcar, usos a mesma quantidade de stevia que usaria de açúcar.

 

stevia

 

 

Adoçantes artificiais

Ciclamato, aspartame, sacarina e companhia, são consumidos por diabéticos e pessoas que precisam controlar seu peso. O corpo não digere e são excretados na urina.

Sem entrar no debate de causa ou não câncer, os adoçantes não deveri ser recomendados a todos. Embora sem calorias, causa a liberação de insulina, com a insulina alta, nossa fome e desejo de comer doces são praticamente constantes,  o seu corpo continua a enviar sinais de fome para obter os nutrientes que precisa.

Você pode dar um ou dois passos para alterar a quantidade de açúcar branco que consume com qualquer um dos outros adoçantes analisados, porém a melhor alternativa saudável, fácil e barato,  é reduzir a quantidade nas bebidas e sobremesas e comer menos alimentos industrializados. O veneno, em pequenas doses, é suportado. Quanto ao sabor, é só uma questão de hábito.

 

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