Como fazer queijo quark em casa?

quark caseiro, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga, como fazer quark, receita de queijo tipo quark
quark caseiro

 

Já havia prometido uma receita alternativa ao iogurte grego e ninguém viu por que ficou escondido na receita de bolo, resolvi repost a receita de quark caseiro, agora com o devido valor que ele merece, com destaque.

O quark é tipo ma queijo branco fresco muito consumido nos paises dos nortes, muito usado na culinária devido ao seu gosto neutro e na cosmética (eu nunca usei mesmo com o conselho da parteira para colocar na barriga e rosto. O objetivo? Até hoje nunca entendi).

Aqui encontramos 3 versões: mager- magro, 20% e 40%. Na foto é um quark com 20% de gordura, cada 100 gramas tem 3,6 gramas de carboidrato, 10,5 gramas de proteinas e 4,4 gramas de gordura, uma verdadeira bomba proteica, por essa razão em vários períodos de cnstrução muscular deixo a proteina em pó e consumo o quark.

Os valores nutricionais entre as versões mudam apenas na quantidade de gordura, proteina e carboidrato tem poucas diferentes, o magro tem 0,5 gr de proteina a mais que as outras versões. Como eu nem sempre me importo com a gordura, compro o 20% que é mais saboroso.

 

dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga
Quark com 29% de gordura

Aminoácidos em 100 gramas de quark magro:

  • Alanina: 394 mg
  • Arginina: 468 mg
  • Asparagina: 17 mg
  • Ácido aspártico: 770 mg
  • Cisteína: 65 mg
  • Glutamina: 34 mg
  • O ácido glutâmico: 2,878 mg
  • Glicerina: 203 mg
  • Histidina: 416 mg
  • Isoleucina: 795 mg
  • Leucina: 1392 mg
  • Lisina: 972 mg
  • Metionina: 292 mg
  • > Fenilalanina 602 mg
  • Proline: 1590 mg
  • Serina 681 mg
  • Treonina: 593 mg
  • Triptofano: 192 mg
  • Tirosina: 615 mg
  • Valina: 875 mg

 

 

 

Como fazer quark em casa?

Tem dois métodos de conseguir o quark, um é com quimosina e o processo é mais demorado,  eu já testei esse com “quimosina” vegetal, e o resultado foi o mesmo. Por isso, opto pelo método mais rápido. Aproveito quando o forno já está ligando. E ntre o caseiro e o industrializado, prefiro o caseiro, mas não aguento a demanda, consumimos em torno de 500 gramas de quark no café da manhã, pelo menos 5 vezes na semana. Se faço o caseiro a quantidade aumenta por que ele é mais adocicado e menos  acido que o industrializado.

 

Ingredientes do quark caseiro:

1 l de leite gordo, 3%, integral( fersco é o melhor, aqueles de saquinhos ou leite cru)

Suco de 1 limão.

Misturar suco de limão no leite e deixar descansar por 10 minutos, o buttermilk, muito usado em receitas de bolo ou mesmo bebido puro.

 

Modo de fazer

Colocar o Buttermilk numa panela ou forma tampada e levar ao forno em temperatura de 100ºC por por 90 minutos. Vi que na iogurteira por 15 horas funciona muito bem.

 

 

receita de quark caseiro, dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga
receita de quark caseiro

 

Desligar o forno, deixar descansar por 30 minutos dentro do forno. Pegar a misturar e drenar o soro com uma peneira forrada com um pano fino e limpo por 1-2 horas e está pronto o seu queijo quark.

 

 Desligar o forno, deixar descansar por 30 minutos dentro do forno. Pegar a misturar e drenar o soro com uma peneira forrada com um pano fino e limpo por 1-2 horas
Dreanando o soro.

 

O quark é bem versatil, pode fazer receitas tantos doces como salgadas, eu no máximo faço Käsekuchen( chesse chake, torta de queijo), mas prefiro comer puro com alguma fruta picada como laranja ou granola.A Joana do blog Raparigas modernas que faz mil e uma receitas com quark, vale a pena copiar qualquer receita.

 

dieta low carb, dieta das proteinas, dieta da proteína, dieta das proteínas, cardapio da dieta da proteina, cardápio da dieta da proteína, dieta para emagrecer, receita de dieta para emagrecer,proteína cardápio, proteína emagrece,dieta dukan, proteínas alimentos, dieta do carboidrato, proteínas passo-a-passo, dieta para perder barriga,dieta para perder barriga, dieta dukan, dieta cetonica, emagrecer, chapar barriga
Quark com granola

 

13 respostas para “Como fazer queijo quark em casa?”.

  1. Fazemos Quark na nossa família há mais de cem anos, duzentos, sei lá. Minha avó, alemã, passou para a minha mãe (tb alemã) que passou para mim (tenho 65 anos). Após coar, colocamos cebola ralada, noz moscada, sal, açúcar, um pouco de cebolinha picada, mais para dar um destaque. Como foi dito, melhor o leito fresco. Algumas vezes o leite de caixinha não coalha, talvez devido a presença de aditivos (em quem a gente pode confiar hoje em dia?!) . A quantidade de açúcar é apenas para cortar o amargo, uma colher de chá para o coalho de dois litros de leite.
    Experimentem. Vão gostar

  2. esse soro é a proteína do leite certo? você despreza?

    1. Não desprezo, eu usei em mohos de saladas e para fazer shakes.

  3. Avatar de Elsa Ccorreia
    Elsa Ccorreia

    não é necessário aquecer o leite antes de juntar o limão? Noutros sites chamam “cotage” ao queijo feito com sumo de limão … e Quark ao que leva iogurte. ButtermilK , é a mistura de leite com o sumo, decorridos os 10 minutos?

    1. Não! O buttermilk faz com leite frio.Cottage é diferente de quark,sabor e consistência.

  4. boa noite! posso usar leite sem lactose? ficará bom! é que nao encontro quark sem lactose!

    1. Nunca fiz com leite sem lactose. Também tentarei por aqui e ver como fica o resultado final.

  5. Oi, pode ser feito com leite desnatado ??? Abrçs.

    1. Pode sim, Jorge, o rendimento é um pouco menor e ele fica levemente mais acido.

  6. 1 litro de leite rende mais ou menos quanto de queijo pronto?

    1. Depende do esgotamento do soro, eu gosto bem cremoso, muito cremoso quase uma pasta, então 1k de leite renderá em torno de 200-300.

    1. Joana, fica mais gostoso que a industrilizado, o problema é o rendimento.

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!