Quinoa overnight

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Quinoa crua e quinoa cozida

 

Quinoa é um dos alimentos que eu ainda não tinha caido de amores por ela, já comprei várias vezes, estragado, jogando a comida fora e não gostando do tão falado grão, pois bem, nessa minha vibe sem muita carne e com 1kg de quinoa no armario, resolvi dar uma chance novamente, principalmente depois que li sobre germinação.

Sempre li que a preparação da quinoa era fácil que sua textura macia e sabor um pouco de noz tornam uma excelente alternativa ao arroz branco ou cuscuz, mas cozinhava de forma errada. Sempre li que bastava lavar bem para remover o amargo e depois cozinhar por uns 15 minutos como um arroz, mas nunca deu certo para mim, primeiro que o grão continuava amargo e eu cozinhava demais, virava uma papa. Decidi pela última tentativa germinar como faço com outros grãos e dessa vez deu certo.

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Quinoa com legumes grelhados

 

 

Por que germinar?

Por que aumenta nutrientes! Deixar as sementes e grão de molho na agua  por 12-24 horas ajuda na liberação de enzimas,
A germinação provoca reações bioquímicas no interior dos grãos e sementes que ajudam na redução dos fatores antinutricionais (como o ácido fítico) e disponibiliza nutrientes essenciais que estão latentes. Isso significa melhora da digestão (o alimento fica pré-digerido), maior concentração e maior possibilidade de absorção de substâncias, em comparação aos grãos e sementes não germinados. Entre os nutrientes importantes estão antioxidantes, ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

 

 

A germinação é o início de um processo que leva a semente a se tornar uma planta, e que aumenta seus valores nutricionais

Grão ou semente+água = germinado
Germinado+ mais tempo = broto

 

 

No processo de germinação, a semente absorve água e incha até o dobro do seu tamanho original, assim como o conteúdo o valor nutricional também dobra, aumenta a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. A proteína é de mais fácil absorção, portanto a assimilação fica favorecida.

 

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Germinação do grão

Para germinar os grãos

Sementes e água.

É isso que você precisa para aproveitar todo o valor nutricional que será liberada nos brotos.

Modo de preparo:

1- Lave, em uma vasilha, uma xícara de sementes da sua preferência. Retire as sementes que estão estragadas e outras sujeiras.

2- Coloque as sementes lavadas em um vidro de boca larga e complete com cinco xícaras de água. Deixe as sementes de molho nessa água umas 12 horas, da noite para o dia seguinte. Após 12 horas, faça nova limpeza, retirando os eventuais grãos que não estejam sadios ou que não incharam como parece na foto alguns grão boiando.

 

Aqui termina do processo de geminação, quem quiser o broto precisa de mais alguns passos. Normalmente eu paro aqui e cozinho a quinoa.

 

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Broto de quinoa

Como cozinhar a quinoa

Como tentei como arroz e não deu muito certo pra mim, resolvi mudar. Aquela forma.. para cada xícara do produto o dobro de água, não deu muito certo aqui, esperava que ficasse como arroz e virava uma papa estranha.

Então, coloco bastante água, cozinho por uns 7-10 minutos até ficar ” al dente”( ela fica crocante) e escorro toda a  a água utilizando uma peneira, passo na água fria para dar um choque térmico e deixo escorrer novamente até ficar bem sequinha. Não coloco nada na água do cozimento por que cozinho bastante e normalmente guardo na geladeira para usar durante a semana, tanto em pratos doces como salgados.

 

Achei a quinoa bem versátil; no iogurte, para fazer mingau( só cozinho um pouco mais com baunilha e leite) saladas, colocar na massa das panquecas, bolos, pães, aumentar a quantidade de arroz, nas sopas, legumes, em tudo mesmo, mas a receita queridinha é a Quinoa overnight!

Quinoa overnight

A minha quinoa overnight ficou bem feia na foto, mas o sabor ficou divino, é infinitamente mais saborosa que a aveia overnight,  overnight oats. Se esse termo é ainda estranho, overnight  que uma refeição preparada do”dia para o outro”, o termo é mais conhecido é com a aveia, Jamie Oliver no “ The Naked Chef” mostrou bem como faz essa receita . A aveia, quinoa, trigo sarraceno é cozido e deixado na geladeira para consumir no dia seguinte.

Algumas pessoas já incluem frutas, iogurte, outras sementes, castanhas, geleias em um copo ou vidro e deixam ” curtindo”) pegando o sabor) , outras acrescentam os outros ingredientes na hora de consumir. Fica a vontade! Eu prefiro deixar as frutas frescas  e castanhas só na hora de consumir, mas o iogurte e purê de fruta gosto de colocar junto com a quinoa para pegar mais sabor. Parece mais uma sobremesa que café da manhã ou lanche.

 

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Quinoa Overnight

 

 

Preparação da Quinoa overnight

Ingredientes para 1 pessoa:

1º camada
1 colher de chá Chia
2 colheres de sopa de leite

2º camada
Quinoa cozida com o quark   (podem usar qualquer tipo de iogurte grego, integral qualquer um desde que não seja líquido.)

3º camada
Fruta a gosto (maçã ralada, frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga em pedaços…..)

Opcional:
Sementes  e castanhas (chia, linhaça, castanha de caju, amendoim, pistachio, castanha do Pará, avelãs)
Condimentos como canela em pó, cardomamo, gengibre ralada, baunilha
Raspa de lima, limão ou laranja
Açúcar, mel ou adoçante

Preparação:

Num frasco hermético (eu uso vidro de geléia) coloquem as camadas que preferir com os ingredientes que gostar. Eu coloquei a chia com leite para formar o gel e depois a quinoa cozida com o quark( pode ser iogurte). Eu prefiro cozinhar mais um pouquinho a quinoa com agua e baunilha e adoçante. Sobre a quinoa coloquem a fruta a gosto de modo a formar uma camada uniforme. Eu usei purê de morango e rodelas de banana.
Tape o frasco e leve ao geladeira durante a noite. No outro dia, basta comer diretamente no frasco.

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Quinoa overnight

 

 

Outros exemplos de quinoa overnight para ver que minha foto realmente ficou feia.

 

 

 

 Amendoas Baunilha Quinoa Overnight

 

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Overnight quinoa

 

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Quinoa overnight

 

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Quinoa overnight com chia e purê de manga

 

 

 

Quinoa Overnight de Chocolate

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