Low Carb: dieta das proteinas

dieta low carb: pirâmide

Dieta Low Carb é recomendada para quem deseja emagrecer, perder gordura preservandomáximo possível a massa muscular, na dieta low carb ( low carb= pouco carboidrato). Na dieta low Carb reduzimos os carboidratos e aumentamos o consumo de proteinas. A regra básica é limitar os carboidratos, tirando todos os carboidratos de alto índice glicêmico, permitindo com moderação apenas com baixo IG ( ok, ok,ok!! Um pouco de moderado)

Ficou confuso essa de IG?Você só pode comer proteina?

Reação da galera quando faloq ue estou em Low Carb
Dieta low carb

Aqui tem uma tabela de indíce glicêmico dos carboidratos, mas resumindo…

Tudo que é farinha branca como pão de forma, francês, bolo, macarrão( Xiii! a lista é imensa e dolorosa!) é proibido. Grãos integrais como aveia, arroz integral, macarrão integrão, pão preto, nozes e sementes oleaginosas, legumes, frutas cítricas e verduras; devido a quantidade de fibras nesses alimentos a digestão é lenta e a glicose é liberada aos poucos no sangue, mantendo a pessoa saciada por mais tempo e com energia.

Uma coisa que algumas pessoas esquecem: Frutas e leite tem carboidratos.

Reduzindo a única fonte de energia, os carboidratos, nada mais resta ao organismo para continuar sobrevivendo senão procurar outra fonte de alimento, os triglicerídeos, que é a maneira como a gordura se estoca nas células adiposas. E é nos locais de maior acumulo de gordura que o emagrecimento fica visível e mais rápido.

Aqui um exemplo:

perca barriga dieta
1 semana de dieta low carb

1 semana de dieta low carb e é possível ver a gordura da barriga derretida! Como fiquei ao ver essa foto…

Depois de 1 semana de low carb
Uebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

Quando ingerimos muito carboidrato ou em proporções muito maiores do que as proteínas, isso leva a um aumento rápido de açúcar no sangue. A insulina é liberada para reduzir as concentrações de açúcar no sangue e transportá-lo para dentro dos tecidos, incluindo o tecido adiposo (gordura). Reduzindo o consumo de carboidratos e consumindo mais proteínas você mantém sob controle a liberação da insulina, que é um dos principais inimigos de quem deseja perder gordura.

Um problema muito comuns nas dietas de baixas calorias, essas malucas da Lua, do abacaxi, do leite, da sopa de repolho, é que você normalmente perde mais músculos do que gordura. Isso reduz seu metabolismo e causa o tão conhecido efeito iô-iô – você perde peso para logo depois ganhar tudo de volta. Na low carb não é necessário contar calorias, se na sua TBM é de 1500 calorias para emagrecer, não precisa tirar, basta consumir 1500 kcal prioriando as proteinas magras e diminuindo os carboidratos, a não ser que se queira acelerar a perda de peso.

Manter um alto consumo de proteínas de qualidade e ao mesmo tempo restringir o consumo de carboidratos é a maneira que muitos atletas profissionais mantêm seus músculos ao mesmo tempo em que se livram da gordura corporal indesejada.

Uma piadinha:

Proteinas
Proteinas

O problema é que seguir uma dieta low carb pode ser difícil. Muitas vezes, para reduzir o consumo de carboidratos você acaba se concentrando em alimentos ricos em proteínas, mas que também são ricos em gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde. As “gorduras saudavéis” (insaturadas) como das nozes, castanhas e azeite ( não falo das margarinas, alimentos processados, bacon) em uma dieta low carb é muito útil, ajudarão no controle insulínico e na digestão, portanto são essenciais em dietas low carb.
Uma parte das pessoas que seguem o estilo de vida low carb tem problemas no funcionamento do intestino devido à pouca ingestão de fibras. As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino.

Quando não for possível evitar os carboidratos industrialízados, combine-os com fibras. Elas dão uma segurada na absorção do açúcar dos alimentos processados, baixando o índice glicêmico da refeição.

Alimentos recomendados na dieta low carb

Todas as verduras e legumes, carnes magras como frango e peixe (em especial salmão e sardinha por serem ricos em ômega 3, um tipo de lipídio benéfico ao coração), leite desnatado, queijos amarelos, nozes e castanhas (com moderação), algumas frutas (goiaba, mamão, damasco, manga, maçã e laranja).

Alimentos proibidos na dieta low carb

Arroz branco, milho, pipoca, pão francês e de fôrma, torrada, bolo, macarrão e demais derivados da farinha branca, leite integral, açúcar, doce industrializado ou caseiro e refrigerante.

CONTRA-INDICAÇÕES: Para quem tem insuficiência renal ou hepática, porque nesses casos a ingestão de proteína sobrecarrega os rins e o fígado.

2 respostas para “Low Carb: dieta das proteinas”.

  1. […] 0 gordura, 0 proteina, 0 gluten e apenas 12 calorias a porcao de 200 gramas. Para quem está de dieta low carb há 12 semanas, sabe o peso dessa […]

Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz com sua participacao!